História, perguntado por anagrabiely, 11 meses atrás


1- Como era o sistema de partido ùnico ?
2-Como era a opressão às nacionalidades ?
3- Explique como era a burocratização do Estado ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynacarvalho79
11

Resposta:

1-Unipartidarismo, sistema unipartidário ou sistema de partido único é um sistema partidário em que um único partido político é legal, confundindo-se com o próprio Estado, sendo que legalmente não podem existir outros partidos.

2-Dezenas e centenas de milhões de pessoas pertencentes aos povos asiáticos e africanos, que suportavam a opressão nacional na forma mais brutal e mais cruel, ficavam comumente fora do campo visual dos “socialistas”. Não se atreviam a colocar no mesmo plano os brancos e os de pele escura, os negros “incultos” e os irlandeses “civilizados”, os hindus “atrasados” e os polacos “ilustrados”. Ainda que fosse necessário lutar pela emancipação das nacionalidades européias que não gozavam da plenitude dos seus direitos, não seria digno de um “socialista decente” (…) falar a sério da emancipação das colônias “indispensáveis” à “manutenção” da “civilização”.”

A principal obra do marxismo-leninismo sobre a questão nacional foi, sem dúvida, o ensaio “O Marxismo e o Problema Nacional”, redigido por Stalin entre 1912 e 1913. Sobre esse trabalho pioneiro, Lênin afirmou: “Encontra-se agora entre nós um magnífico georgiano, que escreveu um grande artigo (…), para cujo fim reuniu todos os materiais austríacos e outros”. Meses mais tarde, ainda afirmaria: “na literatura doutrinária marxista, os fundamentos do programa nacional da social-democracia já foram analisados ultimamente (aqui se destaca, em primeiro lugar, o artigo de Stalin)”. Essas duas citações comprovam que não tem sentido a afirmação de Michael Löwy de que o artigo teria sido “decepcionante aos olhos de Vladimir Ilitch”.

3-De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.[1] Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema, veja por exemplo, em red tape.

Perguntas interessantes