1. Como era o modo de operação da Coluna Prestes no cenário da Primeira República? *
1 ponto
a) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Este plano de ação não chegou a ser posto em prática, pois os membros da Coluna foram presos antes.
b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
c) Defender o presidente Arthur Bernardes, evitando que qualquer manifestação contrária a ele existisse no país. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
d) Divulgar suas ideias pelas grandes cidades do litoral, onde estava a grande maioria da população. Pois o grande objetivo era tirar do poder as oligarquias rurais, impedindo a continuidade da política do café com leite.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
Explicação: marque como melhor resposta pvr
Resposta:
1- b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
2- b) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país.
Explicação:
1- Coluna Prestes procurava dar continuidade às reivindicações dos movimentos tenentistas. Assim, defendiam o fim do poder das oligarquias e o fim do governo do presidente Arthur Bernardes. A tática foi sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias, fazendo uso da guerrilha, evitando confrontos abertos contra tropas leais ao governo, movimentando-se com rapidez, conseguindo munição e armamento do próprio inimigo e evitando as grandes cidades. Onde eram bem recebidos, queimavam registros públicos de dívidas ou impostos, dizendo que estavam livrando o povo dos abusos dos poderosos.
2- Foi um movimento liderado por oficiais militares (tenentes e capitães principalmente), que pretendia reformar a República. As principais reivindicações eram: moralização da administração pública, fim da corrupção eleitoral, voto secreto, justiça eleitoral confiável, ensino gratuito e obrigatório com qualidade a todos os brasileiros.
classroom