1.Como era formada a Europa Ocidental e Oriental e quando essa divisão e porquê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).
Resposta:
A CIA classifica sete países como pertencentes à "Europa Ocidental":
Bélgica
França
Irlanda
Lixemburgo
Mônaco
Países Baixos
Reino Unido
A Europa Oriental era formada pelos países socialistas, ligados à União Soviética, incluindo a:
Alemanha Oriental
o Vaticano
Mônaco
San Marino
não são maiores do que uma cidade; outros são pouco mais extensos: Liechtenstein
Malta
Andorra.
Fora a Rússia, os maiores países são a França e Espanha.
Explicação:
Essa divisão que coincide com a estrutura político-econômica adotada pelos Estados europeus após a Segunda Guerra Mundial; os países socialistas faziam parte da Europa Oriental, em que o Estado centralizava as atividades econômicas, enquanto os países capitalistas, em que a economia baseava na livre iniciativa, localizavam-se na Europa Ocidental.
Apesar de todas essas reformas, os países do leste europeu ainda se diferenciavam dos países da Europa Ocidental, tradicionalmente capitalistas, porque estavam atravessando um período de transição da economia planificada para a economia de mercado.
As mudanças, de forma mais profunda, espalharam-se pelos demais países do leste europeu e as repercussões ainda não foram totalmente reconhecidas.
O andamento dessas mudanças foi mais acelerado em 1989, quando se deflagrou uma série de acontecimentos por toda a Europa Oriental.