1)Como era a situação da Rússia czarista, ou seja, sob o comando dos czares, que eram os
imperadores que possuíam plenos poderes?
R:
2) O contraste entre ricos e pobres fez com que se difundissem ideologias como o socialismo.
Qual foi a consequência disso?
R:
3) Diferencie os bolcheviques dos mencheviques.
R
4) O que eram os sovietes?
R
5) Faça um breve resumo da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial até a renúncia do
czar Nicolau II e a instauração de um governo provisório.
R
6) O que foi a Insurreição Bolchevique? Quem foram os líderes?
R
7) Assim que os bolcheviques, liderados por Lênin, assumiram o poder na Rússia, criaram o
Conselho de Comissários do povo. Cite as ações do Conselho.
R
8) O que foi a Nova Política Econômica (NEP)? No que ela consistia?
R
9) O que aconteceu após a morte de Lênin? O que cada um defendia? Quem venceu?
R
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) Na época da liderança czarista a Rússia passava por uma grave crise social, marcada principalmente pelo grande contraste entre cidade e campo, assim como a repressão de movimentos populares que iam contra a política czarista.
2) A consequência direta foi a guerra civil russa, onde o os bolcheviques, que comandavam exercito vermelho derrubaram o governo provisório da duma, liderado por Alexander Kerensky e por fim lutaram contra o exercito branco (A favor das políticas czaristas).
3) Os bolcheviques se diferem dos mencheviques por conta de suas ideias revolucionarias que se contrastavam com a dos mencheviques, que apoiavam que uma reforma política e social deveria ser posta em prática por meio das instituições democráticas, e não por meio de uma revolução.
4) Os sovietes eram assembleias que constituiam o poder na união soviética, essas assembleias eram compostas por trabalhadores, soldados e camponeses.
5) O envolvimento da rússia na primeira guerra mundial agravou a crise socioeconômica que estava em curso na época, visto que a maioria da população vivia abaixo da linha da pobreza e o país gastou seus recursos em prol do abastecimento de seus soldados no fronte oriental, outro favor decisivo a renúncia do czar na revolução de fevereiro foi a sua baixa popularidade com os cidadãos mais pobres, que compunham a maioria da população do período.
6) A insurreição bolchevique foi uma revolta popular que culminou na revolução russa de 1917, resultando na formação da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, que em 1922 acabou por se fundir na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Seus líderes eram:
Vladmir (Lênin) Ulianov - Líder de estado
Lev Bronstein (Leon Trotsky) - Líder do exercito vermelho
Gueorgui Plekhanov - Líder do movimento de expropriação e destribuição das terras (Dissidente)
7) Entre as medidas tomadas pelo conselho de comissários do povo estão a abolição das relações materiais entre explorador e explorado e a proibição de partidos políticos, consolidando a predominância política do PCUS
8) A NEP consistia em um conjunto de reformas econômicas em detrimento da abolição completa da propriedade privada, visando a prosperidade econômica da recém criada URSS, que estava passando por uma crise socioeconômica, entre essas medidas estão a permissão de investimentos estrangeiros e a criação de pequenas indústrias privadas.
9) Após a morte de Lênin ocorreu uma briga pelo poder entre Trotsky (Que representava a ala intelectual do partido, junto com Bukharin e Piatakov) e Stalin. Trotsky defendia a tese da "Revolução permanente", que divergia da ideia de "Socialismo em um só país" defendida por Stalin. Stalin ocupo o cargo de secretário geral do PCUS.