1. Como era a estrutura econômica do Brasil após a independência?
2. Quais eram as principais atividades de trabalho da maioria da população no Brasil Império?
3. Cite dois produtos cultivados no Brasil no período após a independência.
4. Explique como era a vida dos escravos no Brasil.
5. Apresente como era a vida social brasileira na época após a independência.
Soluções para a tarefa
1-A economia do Brasil era extremamente diversificada no período pós-Independência, mas foi necessário um grande esforço por parte do governo monárquico para realizar a transmutação de sistema econômico puramente escravocrata e colonial para uma economia moderna e capitalista
2- O café, ao longo do século XIX, tornou-se a principal atividade econômica do Brasil, mas não era a única. Mesmo em menor número, ainda havia a produção de açúcar, exploração do ouro e outras atividades econômicas secundárias.
3-Cereais, frutas e grãos.
4-Os escravos eram mantidos como prisioneiros, eram acorrentados, violentados, e até estuprados por seus senhores, viviam à própria sorte, com pouca e péssima comida, para cada grupo de escravos dividirem entre si, as mulheres e crianças também trabalhavam pesado, sem descanso, fazendo chuva forte ou sol escaldante.
5-Mudanças sensíveis aconteceram no Brasil nesse período, que ficou conhecido como Período Joanino. Essas mudanças ocorreram no campo cultural, econômico e até mesmo político. A primeira medida de grande repercussão na época foi a abertura dos portos do Brasil, em 1808. Esse foi o fim do monopólio comercial que existiu durante o período colonial.