História, perguntado por nessinhasilvva520, 7 meses atrás

1 - Como era a educação na República Velha? 2 - Cite os principais movimentos sociais urbanos da Velha república: 3 - Cite os principais movimentos rurais da Velha República: 4 - Escreva sobre a revolta da vacina? 5 - O foi a revolta da Chibata? 6 - Escreva sobre a Greve Geral de 1917: 7 - Marque a alternativa correta: movimento dos camponeses contra a exploração dos grandes proprietários rurais. Ocorre na divisa dos estados do Paraná com Santa Catarina entre os anos de 1912 e 1916. O movimento foi reprimido pelas forças do governo. Guerra de Canudos Cangaço Sedição de Juazeiro Guerra do Contestado 8 - ocorreu no interior da Bahia entre os anos de 1893 e 1895. Foi liderado pelo beato Antônio Conselheiro. Teve como causa principal a miséria do povo do sertão. Sua principal característica foi o caráter religioso (messianismo). Depois de vários conflitos armados, o movimento foi debelado pelo exército brasileiro Guerra do Contestado Cangaço Sedição de Juazeiro Guerra de Canudos 9 - ocorreu em 1914, no Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte. O movimento foi liderado pelo padre Cícero. O conflito ocorreu entre as oligarquias cearenses e o governo federal. Teve como principal causa a interferência do governo federal nos assuntos do estado. Cangaço Guerra do Contestado Guerra de Canudos Sedição de Juazeiro 10 - ocorreu no sertão nordestino entre o final do século XIX e a década de 1940. O fenômeno do Cangaço foi descentralizado e teve como principal característica a violência e intimidação feitas pelos cangaceiros. Esses eram espécies de bandidos que invadiam fazendas e exigiam alimentos, dinheiro e hospedagem Guerra do Contestado Guerra de Canudos Sedição de Juazeiro Cangaço.
Pfvvvv. É urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por giosw
1

1) Os anos de 1889 a 1930 são marcados pelas primeiras tentativas de se pensar a Educação. Mas o ensino para além de ler e escrever é para poucos, as camadas populares recebem instrução básica apenas para o trabalho nas fábricas e nos campos. Com a Proclamação da República, o Brasil adota o federalismo e o poder, até então centralizado no imperador, é dividido entre o presidente e os governos estaduais, que passam a ser responsáveis também pela Educação Básica daquele período.

-

2) As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

-

3) As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

-

4) A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

-

5) A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.

-

6) A greve geral de 1917 foi uma greve da indústria e do comércio brasileiro, ocorrida em julho de 1917 em São Paulo, durante a Primeira Guerra Mundial, promovida por organizações operárias de inspiração anarquista aliadas à imprensa libertária. Foi a primeira greve geral da história do Brasil, e durou 30 dias. A greve geral de 1917 no Brasil faz parte de um processo de politização dos trabalhadores brasileiros. Esta politização se deu em parte graças às ideias e princípios organizacionais aportados no país junto com trabalhadores europeus italianos e espanhóis que imigraram para o Brasil buscando melhores condições de vida a partir da segunda metade do século XIX. Enquanto os espanhóis permaneceram no meio urbano, ao aportarem no Brasil, as famílias de imigrantes italianos tiveram destinos diversos. No estado de São Paulo, ainda que em regime assalariado os italianos passaram a substituir a mão de obra escrava nas fazendas de café, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os italianos foram enviados para a região da serra onde receberam lotes de terra não trabalhada para desenvolver atividades produtivas, sem conhecer as especifidades dos solos e do clima da região.

Perguntas interessantes