1 – Como era a economia dos povos mesopotâmicos?
2 – Quais eram os principais povos desta região e suas principais características? Explique. 3 – Quais foram as principais
cidades mesopotâmicas?
4 – Descreva a religião destes povos, suas crenças e deuses.
Soluções para a tarefa
Explicação:
História da Mesopotâmia
O Crescente Fértil, onde se localizava a Mesopotâmia, é uma região que foi habitada por vários povos da Antiguidade oriental. Geograficamente, o Crescente Fértil está localizado entre o Egito e a Mesopotâmia e é caracterizado como uma região desértica (quente e seca), mas com rios volumosos.
Foi às margens desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. A civilização egípcia surgiu às margens do rio Nilo, e as civilizações da Mesopotâmia, às margens do Tigre e do Eufrates. A proximidade desses últimos povos com os rios fez com que vários autores denominassem-nos como sociedades hidráulicas.
Tais rios saciavam a sede das pessoas mas também serviam de meios de transporte. Além disso, e o mais importante, as águas dos rios serviam para irrigar as plantações. Em suas vazantes, as margens eram utilizadas para o plantio, pois o baixar das águas tornava o solo fértil. Quando os rios subiam de volume, os povos da Antiguidade oriental construíam diques e represas para que a água não faltasse durante os seus períodos de seca.
A religião teve um papel de destaque. Ao utilizarem a escrita, esses povos registravam os ritos praticados em suas cerimônias religiosas. Eram povos politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, e além disso não mediam esforços para construírem belos templos religiosos por meio de refinadas técnicas arquitetônicas.
1-A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates.
2-os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus
3-Principais Cidades da Mesopotâmia: Ur, Uruk, Nínive, Acádia, Babilônia e Babel.
4-os mesopotâmicos eram politeístas, a Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia parte da religião, os deuses mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra).