1 como Einstein caracteriza o capitalismo? 2 Quais os dois princípios centrais da economia capitalista? 3 Por que Einstein defende o socialismo?
Soluções para a tarefa
Einstein caracterizava o capitalismo em geral como estimulando a competitividade excessiva e a concentração desigual de riquezas. Ele pensava que nem mesmo uma sociedade organizada democraticamente poderia impedir isso, pois os capitalistas influenciam diretamente nas tomadas de decisões de parlamentos e órgãos legislativos em geral.
Einstein considera que os 2 princípios que caracterizam uma economia baseada na propriedade privada do capital são: 1) os meios de produção são propriedade privada de um setor da sociedade que usa esses meios como bem entende; 2) a liberdade contratual com relação a restrições governamentais, o que significaria que as relações contratuais podem ser estabelecidas conforme a vontade dos patrões, sem precisar respeitar garantias trabalhistas e direitos do trabalhador.
Assim, ele defendia o socialismo como forma de acabar com essas características que ele considerava nocivas à sociedade, à educação e à ciência. Mas pensava que uma economia planificada como veio a ocorrer na União Soviética não era suficiente para atingir o socialismo, e que o excesso de burocratização e de concentração de poder nas mãos de burocratas não seria a solução, pois não permitiria que os indivíduos finalmente se libertassem. O socialismo, para Einstein, consistiria na posse dos meios de produção pela própria sociedade e numa educação orientada para fins sociais, acabando com a glorificação do poder e do sucesso.