1-Como e ́ realizado o saques por cima no voleibol?
2- Quais os tipos de saque no voleibol?
3-Como e ́ realizado um toque no voleibol?
4-Descreva o fundamento de manchete?
5-Quais os tipos de ataque no voleibol?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Todos nós já vimos alguém fazer um saque por cima ao jogar vôlei, mas é raro conseguir fazer um ótimo saque desse tipo. Apesar de ser mais versátil, ele também é mais complicado, pois requer coordenação, precisão e força. Como é um tipo de saque mais difícil, você deve praticá-lo apenas após aperfeiçoar o saque por baixo da bola. Depois de um pouco de treino, seu saque por cima pode não estar perfeito, mas já poderá dificultar um pouco a vida dos adversários.
2- Saque por baixo
Saque por cima
Saque viagem
Saque jornada nas estrelas
3- O toque é o elemento mais característico de um jogo de voleibol e deve ser dominado por todos os jogadores. Sua descrição será feita em duas etapas:
Entrada sob a bola: Os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar a curvatura da bola.
Execução: O contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola (MACHADO, 2006).
4- A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos.
A manchete foi um dos últimos fundamentos básicos a entrar no voleibol, e isto aconteceu lá por volta de 1962, e após os Jogos Olímpicos de 1964 já era usada por quase todas as equipes.
A recepção do saque é uma das situações que exigem maior precisão hoje em dia, pois é a partir dela que se desenvolve as jogadas ofensivas. Hoje em dia equipes de alto nível apresentam um índice de 90 % de aproveitamento.
5- É o fundamento com maior riqueza de movimentos dentro do voleibol. Requer uma combinação de movimentos extremamente complexa para a sua execução.
Pode ser feito através de bolas com altura variada; diferentes velocidades e distância da rede. Um bom atacante deve dominar golpes variados para maior eficiência no fundamento.