História, perguntado por JHEFDIAS, 8 meses atrás

1- Como e quais regras mercantilistas foram utilizadas na conquista das Américas. Cite o caso de Portugal, Espanha, Inglaterra e França.

2 - Faça uma Pesquisa e descreva como foi Absolutismo em Portugal e no Brasil colônia.

3 - Como o Mercantilismo ajudou no fortalecimento dos reis no que foi chamado de Antigo Regime?

Soluções para a tarefa

Respondido por tvretardo139
1

1- A palavra merkantilismus foi concebida e usada pela primeira vez por economistas alemães, no final do século 19. Uma observação um pouco mais atenta nos permite concluir que o termo mercantilismo foi aplicada a um conjunto de práticas já tidas como ultrapassadas. A caracterização do mercantilismo como um "conjunto de práticas" demonstra a ausência de um plano pré-concebido para a política econômica dos países europeus que, entre os séculos 16 e 18, disputaram fatias do território americano para mantê-las na condição de colônias.

2-O "Absolutismo Português" foi um período do Reino de Portugal no qual o Rei assumia poder total, não necessitando de uma Assembleia ou de uma Constituição para governar. Apesar das dificuldades de demarcar uma data exata para o início do Absolutismo Português, alguns autores determinam que ele tenha surgido por meio da Revolução de Avis com a implantação do Mercantilismo. Os reis absolutistas foram D.Pedro II, D João V e D. José , há historiadores que afirmam que a origem, em Portugal, desse sistema político surge no reinado de D. João I no século XIV e desenvolve-se e se consolida com D. Juan II e com D. Manuel I no século XIV O seu fim é dado por meio da Revolução liberal do Porto e instalação da Monarquia Constitucional no século XIX.

Sendo assim, no caso português e em outros regimes da Europa, é muito difícil identificar e definir as diversas fases intermédias de um Absolutismo. No entanto é referido que o período absolutista se estendeu entre a segunda metade do século XV e a Revolução Francesa. Mas, é necessário ter em conta que as suas origens remontam a um período anterior, Idade Média, e que em muitos casos este regime político se prolongou para além da Revolução Francesa.

Em Portugal, este regime político teve um percurso firme e forte, que não deve ser confundido com despotismo ou tirania. No Absolutismo português o rei era aclamado e não ungido ou sagrado, obrigado a prestar um juramento pelo qual se comprometia a respeitar a população, as leis da Igreja e os privilégios e costumes do reino, isto é, o monarca comprometia-se a aceitar a lei moral e religiosa, bem como as tradições. Tal compromisso com a moral religiosa e com as leis da Igreja decorrem do fato de o Absolutismo Português estar fortemente ligado à religião. Esta situação se manteve desde o início, vindo apenas a ser alterada com o Marquês de Pombal, por influência do modelo austríaco e das teorias jusnaturalistas, passando a colocar-se o rei acima de quaisquer leis.[1]

3-A burguesia possuía um interesse econômico na centralização do poder político: a padronização monetária, dos pesos e medidas. Adoção de mecanismos protecionistas, garantindo a expansão das atividades comerciais; a adoção de incentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento-em contrapartida- garantia a supremacia política do rei.


JHEFDIAS: Muito obrigado! <3
tvretardo139: por nada ! desculpa o tamanho do texto me empolguei :(
JHEFDIAS: vou tentar fazer um resumo da 2 aí kdaskda
Perguntas interessantes