1. Como é possível obter energia elétrica?
2. A corrente elétrica pode provocar transformações químicas?
3. Para que servem as pilhas e as baterias?
4. Você sabe o que ocorre dentro de pilhas e baterias?
5. Nas baterias e pilhas, como a corrente elétrica é gerada?
6. Por que temos que descartar pilhas e baterias de forma adequada?
7. Indústrias que utilizam eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum problema
ambiental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade.
2- Por Ação da Corrente Elétrica
A eletrólise é um exemplo de transformação química por ação de eletricidade, que resulta em uma reação de oxirredução. Nesse processo, materiais de grande importância econômica são produzidos e purificados.
3- As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. ... A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes.
4- As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
5- Uma reação química que ocorre dentro dentro delas, chamada de oxirredução.
6- Pilhas e baterias são sistemas que por meio de reações químicas geram energia elétrica. Embora possam ser compradas em diversos lugares.
「O seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.」
7- As indústrias que utilizam metais, com o objetivo de gerar eletricidade, são passíveis gerar impactos ambientais, principalmente pela liberação de metais tóxicos e pesados ao ambiente.
Estes metais podem se acumular nos organismos dos seres vivos, causando um desequilíbrio ambiental, remetendo a importância da conscientização ambiental e responsabilidade social, principalmente em um contexto de desenvolvimento sustentável.