1- Como é definido luz? Cite a dualidade da luz. 2- Defina comprimento de onda e frequência de uma onda. 3- Pesquise quais as frequências em HERTZ (Hz) das cores do arco-íris 4- Raio-x e micro-ondas são ondas eletromagnéticas. Qual a faixa de frequência de cada um deles e qual deles tem maior energia? 5- Cite os princípios da óptica geométrica (coloque figuras) 6- Dê dois exemplos de fonte de luz primária e outros dois exemplos de fonte de luz secundária. 7- Ache a altura H da árvore abaixo. 0,50 m 0,30 m 2,70 m 8- Ache a altura da vela:
Soluções para a tarefa
Resposta:Exemplos de ondas eletromagnéticas em nosso dia a dia
Confira alguns exemplos de aplicações dos tipos de ondas eletromagnéticas em fenômenos e tecnologias presentes em nosso cotidiano:
Ondas de rádio: são usadas na transmissão dos sinais de TV, rádio, GPS e telefonia celular.
Micro-ondas: são usadas em fornos que aquecem alimentos. Esse aquecimento acontece graças à ressonância entre as moléculas de água e as micro-ondas de frequência próxima aos 2450 MHz.
Infravermelho: não é visível a olho nú, entretanto, existem câmeras de segurança que fazem imagens noturnas bastante nítidas por meio da sua captação.
Luz visível: é aquela que excita os órgãos sensoriais da visão, permitindo que enxerguemos o mundo e todas as coisas ao nosso redor. Essa luz estende-se pelos tons de vermelho, amarelo, verde, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta.
Ultravioleta: não é percebida pelo olho humano, entretanto, somos constantemente expostos a esse tipo de radiação graças à radiação solar. Por tratar-se de uma radiação ionizante, a luz ultravioleta pode causar mutações genéticas nas células da pele, levando ao surgimento do câncer de pele.
Raios x: são radiações ionizantes, com alto poder de penetração, e largamente utilizados para realizar exames de imagem, como a radiografia e a tomografia. Além disso, podem ser usados no combate ao câncer por meio da radioterapia.
Raios gama: são as ondas eletromagnéticas mais energéticas de todo o espectro eletromagnético. Eles são produzidos por reações nucleares e são altamente ionizantes, por isso, são usados para análise da estrutura interna de sólidos, esterilização de produtos e utensílios médicos etc.
Explicação passo a passo: