1) Como é a esrutura de uma monarquia?
2) Como é a esrutura de uma república?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Menu
SuaPesquisa.com
O que deseja encontrar?
Monarquia
Saiba o que é monarquia, sistema de governo, rei, características, monarquias constitucionais
Luis XV: rei da França no século XVIII
Luis XV: rei da França no século XVIII
Definição (o que é)
Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.
História do Regime Monárquico
A monarquia foi muito comum nos países da Europa durante a Idade Média e Moderna. Neste último caso, os monarcas governavam sem limites de poder. Este sistema ficou conhecido como absolutismo. Com a Revolução Francesa (1789), este sistema de governo entrou em decadência, sendo substituído pela República, em grande parte dos países.
Monarquia na atualidade
Atualmente, poucos países utilizam este sistema de governo e, os que usam, deixam poucos poderes nas mãos do rei. Neste sentido, podemos citar as Monarquias Constitucionais do Reino Unido, Austrália, Noruega, Suécia, Canadá, Japão e Dinamarca. Nestes países, o monarca funciona como uma figura decorativa e tradicional, pois não tem poderes políticos.
A Monarquia no Brasil
O Brasil já teve monarquia entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II.
República
Sócrates, como na maioria das obras platônicas, é o personagem principal da República e levanta a questão de uma vida e de uma sociedade justa, vendo na educação um meio para alcançá-la e mostrando a necessidade de se dedicar a uma vida de excelência, da qual é necessário o cultivo das virtudes como a temperança, a coragem, a sabedoria e a justiça. Ele representa o filósofo que se esforça constantemente para atingir a sabedoria e as virtudes em sua própria vida. Como um mentor educacional, Sócrates mostra-se como um tipo de “parteiro” de ideias, e um pedagogo que conduz os líderes potenciais a descobrir a verdade por si mesmo, “expurgando-os” das falsas opiniões e encorajando-os a perseguir a verdade com a ajuda de seu mentor filosófico.
Além de Sócrates temos Trasímaco, que participa ativamente na discussão apenas no Livro I, representando a posição dos sofistas como defensores do auto-interesse e do governo tirânico da comunidade pela força e, assim, sua presença permanece durante todo o diálogo, representando as tendências tirânicas dos sofistas no reino político e social.
No diálogo aparecem ainda os personagens Glaucon e Adimanto que representam o papel de filósofos potenciais, colocados entre a força tirânica e a persuasão filosófica, entre a opressão violenta e uma sociedade justa, e entre os pólos da vida filosófico-prática e a busca sofística do auto-interesse.
Eis a estrutura da obra: Sócrates está presente no diálogo como um mentor filosófico deste jogo e um filósofo da mais alta categoria. Os sofistas são a principal oposição de Sócrates e são representados por Trasímaco como um competidor profissional para o governo e a soberania da cidade e como um importante jogador na disputa pela supremacia pedagógica no processo de estabelecimento de uma sociedade justa ou tirânica. Os outros que entram no jogo, particularmente Adimanto e Glaucon, são amadores – nem filósofos profissionais nem sofistas. Daí eles terem Sócrates e Trasímaco diante deles como modelos pedagógicos e de liderança jogando o jogo sério da vida política e como mentores rivais na direção e educação de seus cidadãos. Assim, Sócrates e Trasímaco representam tipos opostos de liderança e de abordagens educacionais – Trasímaco como o sofista tirânico e dominador, por um lado, e Sócrates como o filósofo capacitado e co-pesquisador da sabedoria, por outro. A coerção sofistica de um lado e a persuasão filosófica de outro.
Agora que já conhecemos um pouco melhor a estrutura da obra, passemos a entender o seu projeto Ético-Político-Pedagógico.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás