Filosofia, perguntado por luisfelipebarretoenf, 4 meses atrás

1- Como as características históricas nos ajudam a refletir sobre as desigualdades no Brasil ?
2- Como as desigualdades sociais se manifestam nas relações de trabalho ? Quais atividades de trabalho podem ser consideradas precarizadas , ou seja , não garantem os direitos dos trabalhadores ?
3- Como as políticas públicas podem contribuir para combater a desigualdade social ?


vtakashi: oi amigo, você poderia colocar minha resposta como "melhor resposta"? assim as minha resposta estará em destaque e ajudará pessoas em breve. Espero que está tendo um bom dia.
vtakashi: mas é claro, se não quiser não tem problema algum, eu apenas não estou gostando da "resposta" que a *mariabritopinheiro27* fez, e acho que os desenvolvedores irão demorar para remover a resposta dela.
luisfelipebarretoenf: pronto
luisfelipebarretoenf: postei uma lição de biologia , se vc quiser ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por vtakashi
1

1- O Brasil é o exemplo da coexistência de grupos sociais com condições de vida profundamente desiguais. De acordo com dados de 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é  um dos países mais desiguais do mundo: os 10% mais ricos concentra 42% da renda total do país.

Isso significa que a maioria massiva da população divide pouco mais da metade da renda. Desse modo, o Brasil se configura como um país povoado por uma minoria riquíssima e, ao mesmo tempo, por uma maioria que vive em condições de pobreza.

É importante ressaltar, porém, que as profundas desigualdades sociais do Brasil não nascem de um dia para o outro. Elas são resultado do processo de formação do país, marcado pela escravidão de milhares de mulheres e homens africanos, sequestrados e negociados como mercadoria, além da concentração de terras e privilégios nas mãos de poucos.

Após a abolição da escravidão, não houve políticas de reparação aos libertos e aos seus descendentes, assim como, ao longo da história, não houve uma reforma agrária de fato abrangente. Desse modo, as desigualdades sociais se mantiveram.

Uma pesquisa de 2019, realizada pela organização não governamental Oxfam e pelo Instituto Datafolha, intitulada "Nós e as desigualdades", apontou que mais de 80% dos brasileiros acreditam que é obrigação dos governos diminuir as diferenças entre os muito ricos e os muito pobres. Isso significa um apoio massivo a políticas públicas de transferência de renda e de combate à desigualdade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

2- As desigualdades sociais nos trabalhos agregam não só preconceitos e rivalidades no local de trabalho como também podem resultar em fofocas maliciosas contra essa tal pessoa.

Nas atividades de trabalho, dependendo da atividade, ela pode ser muito menosprezada pelo povo e ter um status de "serviço sem futuro" como por exemplo o trabalho de Lixeiro, todos nós devemos concordar que em um momento das nossas vidas vimos os lixeiros como "pessoas sem futuros" ou "a vergonha da família". Mas é claro que nós de hoje em dia pensamos diferente dos lixeiros, (principalmente depois da greve dos lixeiros) e percebemos que eles são uma função muito importante para o mundo.

3- a política pública pode ser mudada mas irá depender das pessoas pensarem diferente por meio de esclarecimento de sua mente em "pensar no próximo como igual" ou ter sua mente mudada a força como uma greve do grupo social que está sofrendo a desigualdade social.

Que a força esteja com você...

Perguntas interessantes