1)Como a metáfora do saco de maçãs é usada para explicar o método da dúvida?2)De acordo com Descartes, que tipo de conhecimentos ou informações podem ser consideradas duvidosas?
3)Por que “penso, logo existo” é uma verdade indubitável segundo Descartes?4)Depois de ter analisado as ideias de Descartes, faça uma avaliação crítica de seu pensamento. Descartes não exagerou? Só devemos acreditar em ideias para as quais não é possível haver dúvida?
Soluções para a tarefa
1) O saco de maças representa a dúvida pelo qual qualquer afirmação deve ser submetida, a dúvida para o filosofo Descartes é o meio pelo qual as representações da mente são submetidas a teste para se comprovar a sua autenticidade.
2) Para Descartes o mundo não pode ser conhecido. Assim, ele duvida de tudo e submete a teste, tudo o que é possível duvidar como o corpo, as pessoas, de Deus, de si mesmo, do mundo.
3) Sim, para ele devemos partir do pressuposto de que podemos duvidar de qualquer coisa, mas não podemos duvidar de que para duvidar é preciso pensar.
Por isso ele afirma: Penso, logo existo!
4) Para ciência sim, só podemos acreditar naquilo que pode ser submetido aos métodos científicos de teste, mas para a religião, a fé é algo que não pode ser provada