1. Como a ideia de cultura se contrapõe à de civilização a partir do trabalho de
Franz Boas?
2. Por que o relativismo cultural pode ser visto como o contrário do etnocen.
trismo?
3. Como os discipulos diretos de Boas viam a cultura?
4. Qual a grande mudança na percepção de cultura ocorrida na segunda meta-
de do século XX?
5. Por que o conceito de cultura tem sido criticado como produtor de estereo
tipos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Na visão evolucionista "cultura" era um atributo das sociedade ditas "civilizadas", nessas medidas outras sociedades não teriam cultura, mas Boas fala em "culturas" no plural, reconhecendo que cada sociedade constrói sua cultura e que é impossível determinar uma hierarquia entre essas diferentes "culturas".
2) Porque o etnocentrismo ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, sendo assim, o oposto do relativismo cultural, que acredita em uma sociedade igualitária e relativa.
3) como uma estigma,alternativa aponta se, que a cultura seria fruto do colonialismo concebida com a finalidade igualmente a diferenciação e dominação.
4) A grande mudança na percepção da cultura na segunda metade do século XX foi a passagem do “comportamento” ao “pensamento”. Ou seja, para os autores do final do século XX, a cultura não era mais observável nos comportamentos, mas estaria em padrões e regras que organizam o pensamento dos integrantes de uma cultura.
5) É bem simples,devido ao fato da cultura se divergir entre cada sociedade ou país,e,quando,a mesma,se encontra de frente com uma outra cultura,há um julgamento de valores baseado em sua própria cultura,e não a do individuo alvo,sendo assim , se cria diversos estereótipos acerca da cultura.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :)