1) Como a ideia de Cultura se contrapõe a de civilização a partir do trabalho de Franz Boas
2) Porque o relativismo cultural pode ser visto como o contrário do etnocentrismo?
3) Como os discípulos diretos de Boas viam a cultura?
4) Qual a grande mudança na percepção de Cultura ocorrida na segunda metade do século XX
5) Porque o conceito de cultura tem sido criticado como produtor de estereótipos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- No que tange ao trabalho de Franz Boas temos que em sua época a Antropologia era marcada pela ideia de que raça e cultura, raça e linguagem eram conceitos distintos. Neste período a história cultural era encarada como um processo unilateral.
Boas criticou este sistema, uma vez que defendia a ideia de que as culturas não passavam por um processo unilateral
A obra de Franz Boas defendia a autonomia do fenômeno cultural que difere do meio ambiente e das características biológicas dos componentes das diversas sociedades.
2-O Etnocentrismo é a visão de que uma denominada sociedade é melhor do que as outras, seja cultural e economicamente, e deveria ser seguida como um exemplo para as outras que são consideradas como menos desenvolvidas. O Relativismo é a visão contrária ao Etnocentrismo, pois diz que todas as sociedades têm os seus próprios valores e devem ser respeitadas e aceitas do jeito que são.
3-como uma estigma,alternativa aponta se, que a cultura seria fruto do colonialismo concebida com a finalidade igualmente a diferenciação e dominação.
4-A grande mudança na percepção da cultura na segunda metade do século XX foi a passagem do “comportamento” ao “pensamento”.
Ou seja, para os autores do final do século XX, a cultura não era mais observável nos comportamentos, mas estaria em padrões e regras que organizam o pensamento dos integrantes de uma cultura.
A mudança na percepção da cultura estabeleceu um conceito que se preocupa com a dinâmica cultural e as transformações por que passa uma cultura sem que deixe de ser ela mesma.
A ideia de civilização impõe uma única medida para avaliar todas as sociedades, e essa medida é a das sociedades estadunidenses e europeias. Essa noção de civilização supõe uma escala de valores que favorece seus criadores. A ideia de cultura foi formulada justamente como contraponto a essa concepção, ao pensar as culturas em seus próprios termos e sempre no plural.
5-Na realidade, o termo cultura faz referência ao conjunto de hábitos e costumes pertencentes a um determinado povo. Nesta lógica, a Cultura pode ser criticada como um produtor de estereótipos porque cada indivíduo pode fazer uma descrição equivocada (usando o senso comum) de uma determinada realidade.
Como exemplo de uma descrição equivocada e que causa um estereótipo, podemos destacar: a vinculação da população mais pobre apenas aos esportes de massa (como o futebol). Na realidade, os esportes de massa são praticados por todas as classes sociais
Resposta: 1 Como a ideia de cultura se contrapõe à de civilização a partir do trabalho de Franz Boas?
Resposta: A ideia de civilização impõe uma única medida para avaliar todas as sociedades, e essa medida é a das sociedades estadunidenses e europeias. Essa noção de civilização supõe uma escala de valores que favorece seus criadores. A ideia de cultura foi formulada justamente como contraponto a essa concepção, ao pensar as culturas em seus próprios termos e sempre
no plural.
2 Por que o relativismo cultural pode ser visto como o contrário do etnocentrismo?
Resposta: Ao fazer a avaliação das diferenças, o etnocentrismo utiliza como critério certos valores culturais específicos. Todos os que se afastam desses valores serão considerados atrasados. O relativismo, em contrapartida, pretende evitar que valores específicos sejam usados para avaliar sociedades diferentes e argumenta que cada cultura deve ser entendida apenas em seus próprios termos.
3 Como os discípulos diretos de Boas viam a cultura?
Resposta: Autoras como Ruth Benedict e Margaret Mead acreditavam que as culturas produziam nos integrantes das populações correspondentes comportamentos padronizados, que seriam modelos de produção de individualidades. Assim, determinada cultura produziria um tipo específico de pessoa. Ao se estudar os comportamentos, poder-se-ia chegar a essas personalidades padronizadas, que refletiriam a cultura da qual fazem parte.
4 Qual a grande mudança na percepção de cultura ocorrida na segunda metade do século XX?
Resposta: A grande mudança na percepção da cultura foi a passagem do “comportamento” ao “pensamento”. Ou seja, para os autores do final do século XX, a cultura não era mais observável nos comportamentos, mas estaria em padrões e regras que organizam o pensamento dos integrantes de uma cultura. A mudança estabeleceu um conceito que se preocupa com a dinâmica cultural e as transformações por que passa uma cultura sem que deixe de ser ela mesma.
5 Por que o conceito de cultura tem sido criticado como produtor de estereótipos?
Resposta: Porque algumas descrições acabam por inventar uma realidade da qual a população estudada não pode fugir, pois ela é descrita pelas palavras de outros e muitas vezes tais descrições geram preconceitos em relação às pessoas dessa sociedade. Desse modo, o conceito de cultura pode se transformar em um instrumento de desconhecimento, e não no seu contrário, como querem muitos antropólogos.
Explicação: