1-Como a ética de Kant se diferencia das concepções anteriores?
2- O que é o ""Imperativo Categórico"" ?
3- É possível falarmos de uma Moral universal para Kant? Explique.
4- Que relação há entre liberdade e moralidade ?
5- Por que razão e sensibilidade não são coisas opostas para Kant?
Soluções para a tarefa
1 - as éticas anteriores se basearam numa concepção consequencialista das ações seja em éticas que valorizavam a virtude (Aristotelica), seja a valorizava o "bem comum" (utilitarista).
2 - Imperativo Categórico é uma norma de ação regida diretamente pela vontade racional, sem influência de "inclinações". Por exemplo, a ação de ajudar alguém estaria de acordo com o IC, se quem ajuda não tiver nenhum interesse em realizar a ação.
3 - Sim, Kant considera a Moral como a parte racional, portanto, universal das "Leis da Liberdade" que poderíamos dizer que é a ética. pois agir segundo o Imperativo Categórico implicaria uma lei universal da ação.
4 - tudo, a moralidade seja o sentido comum, seja o kantiano, irá influenciar diretamente na liberdade dos indivíduos na sociedade. A moral sempre vai limitar ações (senso comum) ou sempre vai garantir nossa liberdade (kantiano).
5 - Pois ele considera elas complementares para a aquisição de conhecimento, uma não pode estar separada da outra no processo de cognição de algo.