1) Como a Espanha havia dividido o território colonial americano?
R:
2) Quais eram as regiões mineradoras de ouro e prata das América Espanhola?
R:
3) Qual era a diferença entre as classes sociais denominadas “criollos” e “chapetones”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e o Supremo das Índias.
2. Os primeiros conquistadores, foram também os primeiros administradores. Eles recebiam da Coroa espanhola o direito de governar a terra que tivessem descoberto. Com o crescimento das riquezas, como o ouro e prata descobertos, a Coroa espanhola foi diminuindo o poder desses primeiros administradores e passou, ela própria a administrar. Dessa forma, passou a monopolizar o comércio e criou órgãos para elaborar leis e controlar as colônias.
3. Chapetones – colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos – brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
Espero ter ajudado <3