1)
Como a disciplina de Filosofia deixou de ser contemplativa e se voltou à prática?
Alternativas:
a)
Pelo pensamento Francis Bacon e desenvolvimento do racionalismo.
b)
Pelo pensamento Rosseau e desenvolvimento do empirismo.
c)
Pelo pensamento Francis Bacon e desenvolvimento do empirismo.
d)
Pelo pensamento Francis Bacon e desenvolvimento da reflexão crítica.
e)
Pelo pensamento Kant e desenvolvimento da ciência.
2)
Quais princípios Rousseau sugere no processo formativo do ser humano?
Alternativas:
a)
Sugere um processo formativo sem a imposição das instituições, preza pela liberdade na formação.
b)
Sugere um processo formativo com a imposição das instituições, sem a liberdade na formação.
c)
Sugere um processo formativo sem a imposição da Igreja, preza pela liberdade religiosa.
d)
Sugere um processo formativo sem a imposição das leis, preza pela sociedade liberal.
e)
Sugere um processo formativo sem a imposição do Estado, mas preza pelas leis universais.
3)
Quais os pensadores que apontavam para a importância do método científico na comprovação das ideias, a fim de chegar ao conhecimento verdadeiro?
Alternativas:
a)
Bacon, Locke e Rosseau.
b)
Rosseau, Locke e Descartes.
c)
Bacon, Locke e Arendt.
d)
Bacon, Platão e Descartes.
e)
Bacon, Locke e Descartes.
4)
Quis são os pensadores que debatem a respeito do empirismo e racionalismo?
Alternativas:
a)
Francis Bacon e John Stuart Mill
b)
Francis Bacon e John Locke
c)
Rosseau e John Locke
d)
Francis Bacon e Aristóteles
e)
Francis Diderot e John Locke
Soluções para a tarefa
Resposta:questão 1 letra c
Explicação:pelo pensamento de Francis bacon
Questão 2 letra a)
Questão 3 letra e
Questão 4 letra b
1) A disciplina de Filosofia deixou de ser contemplativa e se voltou à prática:
c) Pelo pensamento Francis Bacon e desenvolvimento do empirismo.
Francis Bacon tem na experiência a única possibilidade de veracidade científica. Defendia a experiência sistematizada associada à reflexão, procurando responder a questões úteis para a vida do ser humano. Ressaltava a importância de sistematizar a pesquisa de princípios gerais e, assim, aprofundar-se nos estratos mais inexplorados e longínquos da natureza.
2) Os princípios que Rousseau sugere no processo formativo do ser humano:
a) Sugere um processo formativo sem a imposição das instituições, preza pela liberdade na formação.
Rousseau propõe pensar o homem como um ser livre, um ser que, portanto, é capaz de conduzir suas ações, tomar suas decisões e ser responsável por elas.
Reconhece que poder emancipador da razão é a única capaz de fazer o homem ser “senhor de si”, desenvolvendo naturalmente suas potencialidades humanas amparado por um sentido normativo da natureza.
3) Os pensadores que apontavam para a importância do método científico na comprovação das ideias:
e) Bacon, Locke e Descartes
No século XVII, o ponto de partida da reflexão filosófica não é mais o problema do “ser”, mas o do conhecer. Descartes foi o primeiro a sistematizar um método de verificação da verdade. Suas preocupações estejam voltadas para a pesquisa de uma teoria do conhecimento e de um método de investigação que corresponda às exigências das ciências, tanto as ciências matemáticas quanto as experimentais como a botânica, química, astronomia, mecânica dentre outras.
As ciências experimentais partem da constatação de eventos particulares, da experiência de certos fatos concretos e não de idéias abstratas ou de princípios universais, seu objetivo é a superação dos fatos, com a descoberta das relações constantes e leis estáveis, de forma a tornar possível à antecipação de posteriores experiências.
4) Os pensadores que debatem a respeito do empirismo e racionalismo são:
b) Francis Bacon e John Locke
O embate entre racionalismo e empirismo corresponde a uma disputa entre duas abordagens da lógica da explicação científica. O método racionalista de acesso ao conhecimento consiste tipicamente no respeito à lógica dedutiva.
De acordo com essa orientação, a verdade é conhecida através de uma argumentação formal que parte de certas premissas consideradas auto evidentes. O conhecimento, assim, emerge de um movimento popularmente conhecido como "do geral para o particular".
A orientação empirista privilegia a lógica indutiva. O conhecimento verdadeiro somente pode partir dos dados da realidade que se nos apresentam aos sentidos, e esse movimento é popularmente conhecido como "do particular para o geral".
Esse conhecimento tem origem na observação sistemática das regularidades dos fenômenos, e as conclusões são fundamentadas em uma premissa de que a natureza apresenta uma regularidade nas relações de causa e efeito entre os objetos.
Bons estudos!