1. Como a Constituição de 1824 foi elaborada? 2. O que a Constituição dizia sobre o poder do imperador? 3. A existência do Poder Moderador criava um poder centralizado ou descentralizado no Brasil recém-independente? 4. A Constituição de 1824 atendia às necessidades de todas as classes sociais que viviam no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.
Após tal ato, D. Pedro I formou um Conselho de Estado composto por dez membros e presidido por sua própria figura. Esse pequeno grupo de apoiadores do rei foi responsável por discutir e elaborar a primeira Constituição do Brasil, outorgada no dia 25 de março de 1824. Sem qualquer tipo de participação política mais ampla ou a observância de outro poder, o país ganhou uma carta constitucional claramente subordinada aos interesses do rei.
Explicação:Eu espero ter ajudado