1 – Comente sore as inovações que a autora Clarice Lispector trouxe para Literatura Brasileira.
2 – No livro “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, quais características são atribuídas à personagem Macabéa? Como se deu a construção desta personagem e o que ela representa?
3 - O que são os momentos de “epifania” dentro das obras de Clarice Lispector?
4 – (UFRGS-RS) Considere verdadeiras ou falsas as afirmações abaixo, referentes ao romance “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
a) Embora o título principal do romance seja “A hora da estrela”, a autora propõe uma série de títulos alternativos.
b) Clarice evidencia preocupações incomuns em sua obra, como a reflexão sobre a linguagem e a busca do sentido secreto que se esconde por trás do aparentemente visível.
c) Antes de iniciar o relato da história de Macabéa, o narrador faz comentários sobre as dificuldades inerentes ao ato de escrever e sobre os seus receios quanto ao destino da personagem que está criando.
d) A narração do romance é feita por três vozes distintas: a de Rodrigo S. M., a de Macabéa e a de Olímpico.
e) Uma das distrações de Macabéa, durante a madrugada, é ligar o radinho emprestado por uma colega de quarto e sintonizar a Rádio Relógio, que assinala com tique-taque cada minuto.
Identifique a sequência correta:
a) V-F-V-F-V c)F-V-F-V-F e)F-F-V-V-F
b)V-V-F-F-V d)V-F-F-F-V
Pooor favor alguém ajudaaa ❤️
Soluções para a tarefa
1- Ela trouxe maior interação narrador-leitor. De forma geral, o narrador não é onisciente como quem conta um conto de fadas, não é protetor, não é idêntico ao narrador de sua obra adulta e nem é identificado como criança. O narrador fala diretamente com seu leitor, o provoca, e instiga, o torna cúmplice, fala com ele, faz pedidos, o torna próximo de sua história.
2- Macabéa é moça raquítica, feia, solitária e morrinhenta, além de ser uma datilógrafa de segunda categoria. Alienada, sonsa, adora ouvir a Rádio Relógio, coleciona pequenos anúncios num álbum e gostaria de ser artista de cinema. Trata-se de uma jovem sem qualquer tipo de vida interior, sem futuro e com um passado inexpressivo, quase cretina.
Constrói a medíocre trajetória no Rio de Janeiro de uma alagoana de 19 anos, moradora de um quarto de pensão que divide com quatro balconistas das Lojas Americanas.
Representa todo migrante nordestino em grandes centros urbanos.
3- São revelações sobre alguém ou algo.
4- Alternativa a) V-F-V-F-V