Biologia, perguntado por eduardarodriguesnune, 7 meses atrás

1- Comente sobre o agronegócio no Brasil.

2- Teça um comentário sobre a importância do agronegócio para a economia brasileira.​


pedrochincoviaki: Oi

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

O agronegócio pode ser compreendido como a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção na unidade de produção, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e dos itens produzidos por meio deles.

Uma atividade de destaque e relevância para o desenvolvimento brasileiro ao longo de sua história.

Nos últimos anos, o agronegócio tem assumido uma merecida posição de destaque no debate econômico e nas grandes pautas de discussão no Brasil, com ampla repercussão midiática.

O setor vem ganhando os holofotes, devido às suas capacidades de expansão de produtividade e produção e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões.

O Agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país.

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

Ciclos do agronegócio

O ciclo do agronegócio é formado pelos insumos, a produção, distribuição e o consumo. E os produtos gerados são basicamente alimentos (in natura ou processados), biocombustíveis, têxteis e madeiras.

Insumos são todas coisas que ajudam na indústria do agronegócio. Mão de obra, maquinário, adubos, transporte entre outros. Já as produções dizem respeito ao cultivo do solo, as várias culturas como laranja, milho, café, alface, cana, algodão, soja entre outros.

E a criação de animais, seja para obter leite, lã e os subprodutos desses ou gado de corte, por exemplo. E além do cultivo e criação, que é o início da produção, tem o processo de fabricação de outros produtos, que são os chamados processados.

Ciclos do Agronegócio

Fonte: Apostila Cadeia Produtiva do Agronegócios- Agropós 2019

Insumos

Pode se dizer que é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos, nas quais são tributos, energia e mão-de-obra, são considerados como os insumos, nos quais estão ativamente na elaboração correta da quantidade de serviços ou bens.

No agronegócio, podemos considerar como os principais insumos: ração, mão de obra especializada, adubo, sementes, defensivos, maquinários, entre outros.

Produção

O trabalho do agropecuarista, através do cultivo do solo e/ou da criação de animais, seja qual for o método utilizado ou o tamanho da área, é a chamada produção.

É o momento que se transforma o produto agropecuário em subprodutos, onde pode ser insumos para outros processos, bens de consumo como corantes, fios, ração, embutidos, carnes, queijos e o leite.

Produtos Madeireiros e não Madeireiros: Conheça quais são e sua Importância.

Distribuição

A distribuição é caracterizada pelo processamento, transporte e distribuição dos bens agropecuários, para consumidores e intermediários de todo o processo.

Cliente final

São os consumidores dos produtos do agronegócio, ou seja, os que recebem produtos processados ou in natura.

Quais as principais características do agronegócio no Brasil?

No Brasil, o agronegócio possui características de grande importância, sendo elas;

Disponibilidade: Menos de 10%¨do território brasileiro é utilizado como área de cultivo.

Ambiente Favorável: O que inclui abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural.

Clima Difícil: Apesar do ambiente favorável, o agronegócio brasileiro enfrenta desafios com chuvas, estiagem, pragas e doenças nas lavouras

Complexidade: Longas distâncias de distribuição da produção são um entrave logístico.

Diversificação: Há um número bastante expressivo de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos.

Empresas Familiares: A característica na maioria dos negócios rurais é de sucessão de pai para filhos.

Tecnologia de expansão: Com o avanço da agricultura de precisão, propriedades brasileiras estão cada vez mais aparelhadas e conectadas, fazendo uso de aplicativos e até drones.

Concentração em grandes players: Mercado é dominado por poucas empresas de porte gigante, o que por vezes remete a um sistema de oligopólio, com menor oferta de preços e condições de pagamento e recebimen

Perguntas interessantes