Pedagogia, perguntado por edvoneic, 11 meses atrás

1 - Comente sobre como o movimento pode ser "administrado" na escola para que não seja associado a indisciplina e que possa trazer benefícios no desenvolvimento dos alunos.

2 – Elabore uma atividade para o trabalho de corpo e movimento nas aulas da educação infantil.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
71

O movimento pode ser "administrado" na escola para que não seja associado a indisciplina e que possa trazer benefícios no desenvolvimento dos alunos, por meio da relação entre educação e saúde física.

Uma atividade para estimula o movimento escolar deve envolver dinâmica e trabalho em equipe.

Nesse sentido, após uma aula expositiva o professor e poderia levar os alunos para a quadra, com isso, propor uma gincana sobre a aula expositiva.

A atividade consistiria em um jogo de perguntas que faria com que as crianças se movimentassem e trabalhassem em grupo a fim de ganhar a atividade.

A ideia é fazer com que os alunos aprendam se divertindo.

Bons estudos!

Respondido por ericapta
18

Resposta:O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. Segundo Vygotsky, há uma ‘zona de desenvolvimento proximal’, que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento atual – determinado através da solução de problemas pela criança, sem ajuda de alguém mais experiente – e o nível potencial de desenvolvimento – medido através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com crianças mais experientes.” Ainda devemos lembrar que , algumas crianças nessa faixa etária são ativas, cheias de energia e para elas é difícil ficarem sentadas por alguns minutos. Outros têm dificuldade para se concentrarem em detalhes, facilmente se distraem e possuem uma compreensão limitada do tempo e espaço. Mas não podemos jamais dizer que criança em movimento é sinal de indisciplina, afinal elas aprendem enquanto correm, brincam, saltam, etc. Algumas pesquisas mostram que é nessa "bagunça que elas aprendem".. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental. Portanto, começar a introduzir a atividade física com brincadeiras é a melhor forma de despertar na criança o gosto pela prática, pelo movimento e pela regularidade. Um exemplo bem simples seria a atividade :Morto-vivo:Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.Execução: O professor intercala entre vivo (ficar de pé), morto (agachar). Quem errar perde, para não haver exclusão poderá pagar uma prenda.

Explicação:

Perguntas interessantes