Geografia, perguntado por Geovanavitoriaolima, 7 meses atrás

1. Comente sobre a origem e a importância dos fusos horários.
- - - - - 2. Como funciona o sistema de fuso horário? Caracterize citando exemplos.
- - - - - 3. Quais são os fusos horários que existem no Brasil? Caracterize o funcionamento deles.
- - - - - - 4. Caracterize a utilização do horário de verão no Brasil. Para que ele serve? Justifique sua resposta.
- - - - -
5. Conceitue o termo Regionalização.
- - - - -

Soluções para a tarefa

Respondido por leticia11026
2

Resposta:

1) Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.

2) Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".

Exemplo: O horário oficial americano é de Washington D.C, que fica em duas horas a menos que o de Brasília (horário oficial do Brasil). Essa diferença pode aumentar no horário de verão. Na porção oriental dos Estados, o fuso horário é o horário médio de Greenwich menos cinco horas (-5 GMT).

3) O Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

4) O principal objetivo da adoção do horário de verão é, segundo o Ministério de Minas e Energia, garantir o melhor aproveitamento da energia solar em relação à energia elétrica, ou seja, estendendo-se o período em que há luz natural, espera-se que haja diminuição no consumo de energia entre 18 horas e 21 horas.

5) Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas interessantes