Ed. Moral, perguntado por MayaraJulia4747, 7 meses atrás

1 — Comente, com suas palavras, como era a Arte Colonial no Brasil?

2 — Qual a relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial? Explique com

suas palavras.
3 — ENEM (2013)

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas

vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem

forte influência do rococó europeu e está representada

aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom

Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), esculpido em

pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa,

sua obra revela

a) liberdade, representando a vida de mineiros a pro-

cura da salvação.

b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres

de Minas Gerais.

c) simplicidade, demonstrando compromisso com a

contemplação do divino.

d) personalidade, modelando uma imagem sacra com

feições populares.

e) singularidade, esculpindo personalidades do reina-

do nas obras divinas.

4 — UNIRIO (2016)

“Aleijadinho” (Antônio Francisco Lisboa — 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e

do Barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

a) As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos Campos, em Congonhas do Campo, são

as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado a esta Igreja, encontra-

se uma série de capelas em forma cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam as

sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas por imagens de madeira em tama-

nho natural.

b) Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas, sendo a primeira fase (1770-1794)

marcada por elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade de espírito. Já a se-

gunda fase (1796-1809), embora inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo nível e se

caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave e, sobretudo, mais expressionista no estilo

em relação às esculturas mais antigas.

c) As obras de arte de Aleijadinho possuem um espírito que ultrapassa limitações temporais e

locais. A amplidão de seus interesses e seu enfoque, curiosamente impessoal, se revelam em

suas representações de tipos raciais. A atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter

representado um negro ou mulato em suas esculturas e, ao mesmo tempo, demonstrou extra-

ordinário interesse por outros tipos raciais.

d) Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior parte de seus trabalhos tem um ca-

ráter monumental que os tornam parte integrante do edifício, como por exemplo, os Profetas

em Congonhas (MG). A escultura domina a arquitetura, podendo ser destacada a subordinação

do edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta como obra de arte costuma

desviar a atenção do aspecto arquitetônico da obra propriamente dita.
5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substi-

tuir pedras nobres, como o mármore, a principal era:

a) O granito.

b) A pedra-pomes.

c) O quartzo.

d) A pedra-sabão.

e) O bronze.

6 — FUNIVERSA (2015)

No Brasil, durante o período colonial, os negros estavam presentes na produção artística de obras

de artes plásticas e arquitetônicas, tanto por haver artistas e artesãos afrodescendentes, quanto

por estarem representados em algumas obras. Considerando esse contexto, é correto afirmar

que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em

1812, pelo artista barroco

a) Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.

b) José Joaquim da Rocha.

c) Manuel da Costa Ataíde.

d) Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim.

e) Luís da Fonseca Rosa.

7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional

domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para

as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:

a) Manuel da Costa Ataíde

b) Aleijadinho

c) Mestre Valentim

d) Frei Jesuíno
e) Manuel Ferreira.​


MayaraJulia4747: por favor genteeeeeee
MayaraJulia4747: dvd ssjsjsjs ssjsbbdsjejnwkwvw ewievsmsbeie ele e é dbe web r ele me r ehebe eebr e hrue 3 ekekkeneb r rjrnbeeneoe 3e rrorn r e é de diversão 3 eiejbdbbxbfneieb e enejjejejejej ejejjehene em ebensj jeennbd em e dnbssjskkwnekdbebeheub4jndkdbdbd ribrbrnrnr rir dnjrkrkddn ejejne d d dndndbnddnbdbdbndndnfbfb4kk3meoenrb f keieowksn jenbrmrm irnrnmrmrmrm ele r rifbfnjeme enorme onde fiz dnfd 4nrk
Jotarinho: Tu só copiou todas as perguntas do pet e colou né? Kk vai ser mais fácil se tu pesquisar sozinho kk
zuzeeemiguel: so que não
leandroaugustoest: essa e a pergunta duente

Soluções para a tarefa

Respondido por henrique1334
693

Resposta:

1- Se expressou especificamente pela escultura,desenho,pintura e arquitetura

2- É que a igreja católica foi uma grande financiadora da arte no período colonial

3- Letra (D)

4- Letra (B)

5- Letra (D)

6- Letra (C)

7- Letra (A)

Explicação:

Espero ter ajudado =)

Por favor coloca como melhor resposta...


lvperobele: valeu
lvperobele: me ajudou muito
andreiamaganhoto9135: muito obg •••
hismayllonjw: gracias
guinpfg: na umilda o cara q pergunto deve ta com os dedos doendo de tanto escrever
valdemirp326: incrivel
diogohj737: Quando coloca resposta grande os cara reclama, quando bota a mais resumida possível os cara zoa, MDS
SamyraStefany00: obrigada pela ajuda
tonibox9558: oii
ruthimaster: Obrigada são estas respostas resumidas que me ajuda pq estou fazendo na pet impressa ou seja tem um espaço limitado para responder
Respondido por jalves26
374

1 — A Arte Colonial no Brasil estava voltada principalmente para temas religiosos, pois a Igreja Católica era a que mais investia na arte.

O destaque eram pinturas e esculturas usadas para ornamentar igrejas.

2 — A relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial.  

> A Igreja Católica investia bastante na arte nesse período por meio de pinturas e esculturas de santos, anjos, etc, que ornamentavam conventos e igrejas.

3 — ENEM (2013)  Profundamente religiosa,  a obra de Aleijadinho revela:

D) personalidade, modelando uma imagem sacra com  feições populares.

> As obras de Aleijadinho tinham muita personalidade no traço, além de representar imagens sacras com feições populares, pois são inspiradas nas expressões físicas do povo.

4 — UNIRIO (2016)  A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

Alternativa A.  

> Na verdade, as estátuas dos 12 profetas fica, no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas.

5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres, como o mármore, a principal era:

D) A pedra-sabão.

6 — FUNIVERSA (2015)  Considerando esse contexto, é correto afirmar  que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em  1812, pelo artista barroco:

C) Manuel da Costa Ataíde.

7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional  domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:  

A) Manuel da Costa Ataíde


aparecidalaura80: ᴏʙʀɪɢᴀᴅᴀᴀ!
wendel0074: ooooooobbbbbbbbbbggggggggggggg
rosimeirerodrigues75: Perfeita
emillyjgr984: Amei,perfeita parabéns pela resposta ajudou demais
lauhaniee: :v
claradesousagomes19: muito obrigadooo
arthurpuffs: gracias tu respuesta fue genial
millesleite81: vlw
dudamarimaria: obrigada
gabrielamgsousa: Criatura perfeita MT ibgggg
Perguntas interessantes