Biologia, perguntado por kauanjesus187, 6 meses atrás

1- Com relação às vitaminas, explique: a) O que são: b)Como estão divididas: c)Tipos de vitaminas que fazem parte de cada uma das divisões citadas na letra b: 2- Doenças decorrentes da carência das vitaminas: A,B,C,D,E,K,B1,B2 e B6,B12.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Lavis2
2

Resposta:

Explicação:

1)

a) As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para manter o sistema imunológico saudável, garantir o funcionamento correto do metabolismo e promover o crescimento.

b) Divididas em lipossolúveis (dissolvidas em gordura) e em hidrossolúveis (solúveis em água).

c) Lipossolúveis: São elas as vitaminas A, D, E e K

Hidrossolúveis: todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C

2)  

Vitamina A : sua carência compromete a integridade do revestimento do trato pulmonar, gastrointestinal e urinário, facilitando a ocorrência de infecções graves.

Vitamina D: sua carência causa maior ocorrência de infecções respiratórias.

Vitamina E: A falta dele pode acarretar disfunções no sistema imunológico, além de doenças neuromusculares e retinopatia, um problema que compromete a visão.

Vitamina C (ácido ascórbico): funções antioxidantes, atua na manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, na reparação dos tecidos e na absorção do ferro, além de fortalecer o sistema de defesa contra infecções.

Vitamina K: compromete regulação dos processos de coagulação sanguínea, ajudando a controlar sangramentos.

Vitamina B1 (tiamina): A deficiência dessa substância no organismo pode levar a uma doença chamada beribéri, que afeta os sistemas nervoso e cardiovascular.

Vitamina B2 (riboflavina): Atua na formação das células vermelhas do sangue.

Vitamina B6 (piridoxina): ajuda a metabolizar proteínas, carboidratos e gorduras, ao mesmo tempo que faz o sistema nervoso central

Vitamina B12 (cobalamina) : Baixos níveis da substância não raro acarretam manifestações graves, como a anemia megaloblástica e anemia perniciosa.

Perguntas interessantes