Geografia, perguntado por CadelaSeca, 5 meses atrás

1) Com relação a regionalização, quais as regiões oficiais do Brasil?
2) Cite 2 formas de regionalização.
3) Explique o que é a antiga DIT.
4) Explique a Nova DIT.
5) Diferencie o capitalismo do socialismo.
6) Como podemos definir países desenvolvidos?
7) Como podemos definir países subdesenvolvidos?

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoralalavillalvap
0

1) Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

2) 1 - A divisão regional do IBGE; -Divisão geoeconômica.

2 - Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

3) A antiga DIT caracterizou-se pelo fluxo de capitais, ou seja, os investimentos feitos por governos e empresas de países industrializados e, em contrapartida, o lucro das multinacionais localizadas nos países mais pobres iriam diretamente para sede de seu país de origem.

4) A nova DIT, caracteriza-se pela mundialização da economia capitalista e a industrialização de alguns países; os produtos fabricados não são mais fornecidos apenas pelos países bem desenvolvidos e industrializados, e estes passam a fornecer parte dos bens e recursos tecnológicos.

5) Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo.

O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais.

O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos.

6) Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

7) Essa classificação utiliza três critérios:

Vulnerabilidade economia

Fragilidade social

Baixa renda

Perguntas interessantes