1)
Com relação a "Alegoria da Caverna", proposta pelo pensador Platão, ela nos remete a reflexões relevantes, que perpetuam até a contemporaneidade. Amparados por este conteúdo assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Vimos na "Alegoria da Caverna", que a princípio as coisas são visualizadas e interpretadas de forma parcial, em razão de que era possível enxergar apenas suas sombras. Assim, Platão apela para as exigências racionais quando desejamos conhecer a fundo a realidade.
b)
A alegoria é contemporânea, uma vez que atualmente os homens não agem mais baseados sobre seus impulsos, mas sim sustentados pela linha racional.
c)
Podemos concluir com a "Alegoria da Caverna" que mesmo que o homem se esforce para compreender a fundo a realidade das coisas ele somente terá sombras desta realidade.
d)
Platão enfatiza aqui na "Alegoria da Caverna" que o ser humano não deseja conhecer a fundo a verdade e opta coletivamente por ser guiado por suas paixões.
e)
A "Alegoria da Caverna" revela que Platão mesmo conhecendo o potencial racional do ser humano vai enfatizar que a essência das coisas estão já na sua aparência.
2)
Com relação a alegoria "Alegoria da Caverna" exposta por Platão e a relação entre o mundo das aparências e o mundo racional, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Ela nos ensina que não é possível o ser humano ascender ao mundo racional, visto que se encontra preso ao mundo das aparências.
b)
Podemos afirmar que em nossa profissão a "Alegoria da Caverna" nos remete a reflexão que junto Serviço Social é preciso ir além das aparências, para enfrentar as expressões da questão social e assim cumprir nosso objetivo com competência.
c)
Na contemporaneidade junto as sociedades capitalistas, podemos afirmar que a sociedade possui plena compreensão de suas dimensões e dos fenômenos que a circunscrevem não estando presas as aparências.
d)
A "Alegoria da Caverna" proposta por Platão nos revela que intrínseco ao ser humano existe um conhecimento nato que nos permite conhecer a realidade e sua essência sem condicionantes externos.
e)
Podemos afirmar que segundo a "Alegoria da Caverna" a aparência é uma inverdade, não possuindo em nenhum aspecto parte do real.
3)
Após ter compreendido os conceitos de moral e ética, assinale a alternativa correta sobre a relação da moral e da autonomia.
Alternativas:
a)
Urge agir com autonomia frente aos conteúdos morais, revelando assim suas reflexões éticas para uma tomada de decisão mais consciente.
b)
A moral é resultado de um construto histórico dos homens, os mesmos devem agir com heteronomia e assim, cumprir seus conteúdos sem maiores questionamentos.
c)
A moral é imutável e intrínseca a natureza humana e é preciso questionar seus ordenamentos normativos para atingir um verdadeiro desenvolvimento
d)
Uma vez que a moral não se configura como um construto histórico dos homens, os mesmos devem agir com autonomia, e assim, cumprir seus conteúdos sem maiores questionamentos.
e)
Para agir com heteronomia frente às objetivações morais é preciso um agir racional e consciente.
4)
No que se refere a relação entre a aparência e a essência, virtude, heteronomia e autonomia expostos na web aula, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Podemos afirmar que uma pessoa com heteronomia é o contrário de uma pessoa com autonomia.
b)
Através da "Alegoria da Caverna" Platão nos revela que não as coisas em sua aparência já nos revelam a sua essência.
c)
Para Aristóteles, virtude é a administração consciente dos vícios por meio da inteligência buscando assim os prazeres terrenos.
d)
Para um agir moral consciente o ser humano deve estar sujeito a heteronomia.
e)
Aristóteles ao expor a "Alegoria da Caverna" enfatiza que todos os seres humanos estão acorrentados a aparência.
5)
Compreendido que junto a filosofia grega podemos extrair contribuições para o desenvolvimento da humanidade e que até na contemporaneidade estas possuem reflexões significativos, assinale a alternativa correta sobre o pensamento de Aristóteles sobre a virtude.
Alternativas:
a)
Aristóteles defendia que a virtude pode ser atingida por quem vive intensamente as paixões humanas.
b)
Para Aristóteles, o vício é o excesso da inteligência aplicada aos desejos.
c)
Para Aristóteles a inteligência leva a falta da virtude, que para ele se configura como a honra e o prazer.
d)
Para Aristóteles a virtude está em buscar fazer o bem e na medida do equilíbrio, evitando os excessos e as faltas.
e)
A virtude para Aristóteles está na inteligência e na riqueza material.
alexandracavalh1:
alguém sabe a resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A resposta da av2 é
1A 2B 3A 4A 5D
1A 2B 3A 4A 5D
Perguntas interessantes