1. Com o lema “Deus, Pátria e Família”, a Ação Integralista Brasileira (AIB) conseguiu que cerca de 600 mil pessoas aderissem a seu movimento político. Com uma proposta autoritária e centralizadora, a AIB teve como principal líder: * a) o tenente Luís Carlos Prestes. b) o gaúcho Getúlio Vargas. c) o industrial Roberto Simonsen. d) o jornalista Plínio Salgado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o jornalista Plínio Salgado.
Explicação:
Classroom
O principal líder da AIB foi o jornalista Plínio Salgado. Letra D!
Plínio Salgado foi um jornalista do interior paulista. Nascido em 1895, iniciou sua carreira na imprensa em 1916 em um jornal de sua cidade natal “Correio de São Bento”.
Em 1928 se elege como deputado pelo PRP, já com posicionamentos claros de nacionalismo e antiliberalismo. Nas eleições de 1930 apoia o candidato da situação Julio Prestes.
Não termina seu mandato de deputado, viaja para o Oriente médio e à Europa. Na Itália conhece Mussolini e se impressiona com o ideal fascista.
Em 1932 Plínio novamente se posiciona de maneira contraditória, enquanto os paulistas estão defendendo uma constituinte imediata, ele, no jornal para onde escrevia “A Razão”, defende uma ação contrária a constitucionalização do país.
Por esse posicionamento o jornal sofre com depredação e tem sua sede incendiada.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/31750523