1- Com base nos textos e na manchete acima, analise os efeitos da escravização de africanos na sociedade brasileira de hoje.
2- De acordo com os textos, como era o acesso a cidadania no decorrer do império e da primeira república no Brasil?
3-de grande A desigualdade e o preconceito racial afetam diretamente a quem?
4- A quem interessava a ausência de cidadania e a exclusão social parte da sociedade?
Soluções para a tarefa
1) A opressão sobre os pretos é uma marca carregada até os dias de hoje. No contexto histórico ainda carregamos os preconceitos, a discriminação e a pobreza, principalmente pela falta de oportunidades na sociedade.
2) A cidadania era somente obtida por uma pequena classe, que tinha capital para pagar pela mesma.
3) Principalmente aos pretos e aos pobres.
4) Para os mais ricos da sociedade brasileira e a quem mantinha o poder nas mãos da classe da elite. Manter quem tinha o poder no poder sempre foi benéfico a eles.
1. Os efeitos da escravidão no Brasil afligem até hoje os povos negros por diversos motivos, dentre eles está a forma com que foi extinta a escravidão, posto que houve uma profunda dificuldade estrutural de implementação de direitos para essas pessoas, de modo que foram inseridas na sociedade com diversas máculas sociais.
Neste sentido, entende-se que hoje deve haver reparação para os povos que foram escravizados, pelo motivo de que há uma dívida histórica em relação a eles.
Uma vez que, os povos escravizados no Brasil até os dias atuais pagam o injusto preço pela escravidão, são pessoas que sofrem pela sua cor, pela sua etnia e origem em pleno século XXI, cenas de racismo e preconceito são vistas até o dia de hoje, e o passado trás consigo falta de oportunidade, liberdade cerceada, pobreza, violência e muito dor.
Por isso é importante que hoje existam reparações para esses povos, para que eles possam ter assegurados direitos básicos de forma plena, sem ruídos de um passado tão duro.
2. A cidadania no decorrer do Império e da Primeira República no Brasil era um direito apenas para um pequeno grupo de privilegiados, pessoas abastadas, que podiam pagar por ela.
Deste modo, as elites que buscavam a independência política do Brasil, era a mesma que receava que os escravos fossem postos em liberdade, tendo em vista os direitos que essas pessoas podiam alcançar após o fim da escravatura.
Assim, de acordo com os textos, o fim da escravidão não foi marcado pela implementação de cidadania aos povos negros, uma vez que, em pese ter havido o alcance de sua liberdade, lhe foi negado o direito ao trabalho e à propriedade o que impossibilitou que a condição de cidadão fosse pleiteada pelos antes escravizados.
3. A desigualdade social e racial e o preconceito estrutural existente na sociedade atual afeta diretamente a vida de pessoas pretas, pobres e periféricas, tendo em vista que esses grupos têm seus direitos básicos cerceados pela forma com a qual a sociedade caminha e é conduzida social e estruturalmente.
Neste cenário, frequentemente se percebe o quanto esses grupos são segregados em ambientes de Poder no Brasil, uma vez que raramente se vê um juiz ou um desembargador negro, do mesmo modo que os grandes empresários são quase sempre pessoas brancas, mulheres pretas também não são vistas em posição de alta hierarquia.
4. Essa situação de ausência de cidadania e exclusão social interessava ás grandes elites brasileiras, posto que, para os homens abastados brancos e ricos que dominavam a política no Brasil, os escravos não poderiam se tornar cidadãos livres e donos de terras, pois significavam um perigo à sociedade.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/2397799
https://brainly.com.br/tarefa/21237974
https://brainly.com.br/tarefa/12489026
https://brainly.com.br/tarefa/23832527