Filosofia, perguntado por rafirnois2012, 9 meses atrás

1. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento cartesiano, é correto afirmar: 1 ponto a) Para Descartes, a proposição “penso, logo existo” não pode ser considerada como uma proposição indubitavelmente verdadeira. b) Embora seja verdadeira, a proposição “penso, logo existo” é uma tautologia inútil no contexto da filosofia cartesiana. c) Tomando como base a proposição "penso, logo existo", Descartes conclui que o que é necessário para que uma proposição qualquer seja verdadeira é que ela enuncie algo que possa ser concebido clara e distintamente. d) Descartes é um filósofo cético, uma vez que afirma que não é possível se ter certeza sobre a verdade de qualquer proposição. 2. O filósofo que postulou a falseabilidade como critério da avaliação das teorias científicas foi: 1 ponto A) Karl Popper. B) Imre Lakatos. C) Ludwig Wittgenstein. D) Thomas Kuhn. E) Francis Bacon.

Soluções para a tarefa

Respondido por rubensousa5991
0

Questão 1

Rene Descartes e o penso, logo existo A filosofia de trabalho, muitas vezes considerada como a mais famosa declaração filosófica da tradição ocidental. Temos como resposta:

  • c)Tomando como base a proposição "penso, logo existo", Descartes conclui que o que é necessário para que uma proposição qualquer seja verdadeira é que ela enuncie algo que possa ser concebido clara e distintamente.

Rene Descartes

Descartes acreditava que nossa capacidade de pensar é a base de nossas crenças e conhecimento, e que qualquer verdade deve ser apoiada por um raciocínio claro e distinto. Sua famosa frase é um lembrete de que nossa capacidade de pensar é a base de nosso conhecimento e nossas crenças.

Ele argumentou que a única coisa de que podemos ter certeza é de nossa própria existência, e que nosso pensamento é a única maneira de realmente compreender a realidade.

Saiba mais sobre Rene Descartes:https://brainly.com.br/tarefa/4337267

Questão 2

O princípio da falsificabilidade de Popper tornou-se uma pedra angular para o raciocínio lógico, e continua sendo uma parte importante do processo científico de hoje. Temos como resposta:

  • A) Karl Popper

Karl Popper e o princípio falseabilidade

Karl Popper e o princípio falseabilidade continuam a ser importantes nas ciências. Os cientistas devem estar dispostos a considerar até mesmo as teorias mais improváveis ou impopulares, pois só através da falsificação é que o progresso científico pode ser feito.

Saiba mais sobre Karl Popper:https://brainly.com.br/tarefa/42584663

#SPJ1

Perguntas interessantes