1 — Com base nesta tirinha podemos afirmar que:
a) É considerado um bom falante, aquele que domina as normas cultas da linguagem.
b) Os mais jovens têm oportunidade de aprender todas as variedades da língua portuguesa.
c) O uso indiscriminado de abreviações podem ajudar no entendimento da comunicação.
d) A variação das línguas não é um fenômeno exclusivamente linguístico, mas também um fenô-
meno social.
2— Qual era o problema inicial do tio da tirinha?
Soluções para a tarefa
Olá!
1—Com base nesta tirinha podemos afirmar que:
D) a variação das línguas não é um fenômeno exclusivamente linguístico, mas também um fenômeno social.
2—Qual era o problema inicial do tio da tirinha?
Ele tinha um problema quanto ao acordo ortográfico.
3—Por que o tio não entendeu o que seu sobrinho escreveu?
Pois seu sobrinho usava uma linguagem informal, abreviando praticamente todas as palavras usadas, de forma confusa e estranha.
Espero ter ajudado!
1) Com base nesta tirinha podemos afirmar que a variação das línguas não é um fenômeno exclusivamente linguístico, mas também um fenômeno social. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa D.
Quando falamos em variação linguística, estamos nos referindo à capacidade de todas as línguas naturais mudarem de acordo com diferentes situações, inclusive as sociais. A tirinha indica que a língua varia e isso é um fator não só linguístico, mas social. Prova disso é que o sobrinho, por ser mais novo e viver em uma sociedade informatizada, utiliza a língua de forma diferente do tio.
Isso não significa que a maneira de o sobrinho falar esteja inadequada ou que não proprorcione comunicação. Na verdade, é apenas uma variação dentre várias. Além disso, a tirinha não pretende apontar quem é o "bom falante" ou o "mau falante", mas considera todas as falas relevantes.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/7215425
2) O problema inicial do tio da tirinha era a dificuldade em compreender as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Por esse motivo, inicialmente, ele achou que o sobrinho pudesse ajudá-lo. Pensou nessa possibilidade, principalmente, pelo fato de o menino ser mais novo. Acreditava, então, que o rapaz teria menos vícios de linguagem, o que facilitaria a absorção de novas regras.
Ao entrar em contato com o sobrinho, percebeu, entretanto, que o rapaz falava de uma forma diferente da dele e que já incorporara muitos vícios de escrita.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/20602730
BONS ESTUDOS!