1) Com base na leitura do texto : "O apagão da leitura" -depreende-se que a autora , predominantemente: * Defende um ponto de vista sobre um assunto com argumentos convincentes; Explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa; Narra um episódio que exemplifica o problema citado; Descreve um problema presente no Brasil, sem defender nenhum ponto de vista; Indica comandos que devem ser seguidos para minimizar o problema em questão;
2-PARA SUBSTITUIR A PALAVRA “CHAGA” EM “LER E NÃO ENTENDER É CHAGA QUE AFETA ATÉ A ELITE BEM FORMADA DO PAÍS”...,PODE-SE UTILIZAR, MANTENDO O MESMO SENTIDO, O TERMO: * Ferida, Problema, Questão, Desafio, Insatisfação
3- COM BASE NA INTERPRETAÇÃO DO PERÍODO “O BRASIL VIVE PROSPERIDADE MENDIGA NA LEITURA”, PODE-SE RECONHECER QUE A LEITORA DEFENDE A TESE DE QUE: * O povo brasileiro está praticando uma leitura diversificada e com mais qualidade; Não houve nenhum avanço com relação à leitura dos brasileiros; O brasileiro não adquire, em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias para se tornar um leitor crítico; O nível de leitura dos brasileiros está prosperando a cada dia devido à presença da internet;
4- PARA COMPROVAR A IDEIA DE QUE O BRASILEIRO ESTÁ LENDO MAIS, A AUTORA FEZ USO DE QUAIS INFORMAÇÕES: * Opinião dos especialistas, Referências históricas, Dados estatísticos, Citação de livros ou filmes, Exemplos de casos reais; O brasileiro está lendo mais, porém ainda apresenta dificuldade em compreender e interpretar o que lê.
5-“ENTRETANTO, OS SINTOMAS DO AVANÇO PARECEM A PONTA DO ICEBERG DO ATRASO...” A CONJUNÇÃO ‘ENTRETANTO’, AO INTRODUZIR A ORAÇÃO, ESTABELECE UMA IDEIA DE: * Contrariedade em relação à informação que será mencionada posteriormente; Acréscimo de informação que complementa a ideia de oração anterior; Conclusão de um pensamento que foi mencionado anteriormente; Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente; Comparação entre dois problemas que persistem na educação dos brasileiros.
6- A ORAÇÃO DO ITEM ANTERIOR QUER DIZER QUE: * O problema discutido é simples e de fácil resolução; Não houve avanços no nível de leitura dos brasileiros, somente atraso; O problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser; O atraso na leitura dos brasileiros é devido à falta de estudo; Houve muitos avanços na questão da leitura e os problemas que persistem são irrisórios;
7-“É GENTE QUE OCUPA O REFINADO NICHO DAS PESSOAS QUALIFICADAS DO PAÍS...” A EXPRESSÃO DESTACADA TEM O MESMO SENTIDO DE : * Posição social; Espaço natural; Lugar de destaque, Minoria letrada; Grupo majoritário;
8- O GÊNERO DESSE TEXTO É: * Conto; Fábula, Crônica, Artigo de opinião, Reportagem.
9- QUAL EXPRESSÃO DO TEXTO IDENTIFICA UMA OPINIÃO: * O brasileiro comprou mais de 469 milhões de exemplares... O que você pode fazer para interpretar melhor os textos que lê? A escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década; O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura; Entretanto, os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso.
10- O CONJUNTO DE PALAVRAS ACENTUADAS TÊM COMO POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA –OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA – MONOSSÍLABO TÔNICO. * Lê- década- média – país, País, também, língua, têm, Também, nível, última, lê; Até, país, década, também, Língua, década, média, têm;
Soluções para a tarefa
1) Com base na leitura do texto : "O apagão da leitura" -depreende-se que a autora, predominantemente:
Explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa
2-PARA SUBSTITUIR A PALAVRA “CHAGA” EM “LER E NÃO ENTENDER É CHAGA QUE AFETA ATÉ A ELITE BEM FORMADA DO PAÍS”...,PODE-SE UTILIZAR, MANTENDO O MESMO SENTIDO, O TERMO:
Ferida
3- COM BASE NA INTERPRETAÇÃO DO PERÍODO “O BRASIL VIVE PROSPERIDADE MENDIGA NA LEITURA”, PODE-SE RECONHECER QUE A LEITORA DEFENDE A TESE DE QUE:
O brasileiro não adquire, em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias para se tornar um leitor crítico
4- PARA COMPROVAR A IDEIA DE QUE O BRASILEIRO ESTÁ LENDO MAIS, A AUTORA FEZ USO DE QUAIS INFORMAÇÕES:
Dados estatísticos
5-“ENTRETANTO, OS SINTOMAS DO AVANÇO PARECEM A PONTA DO ICEBERG DO ATRASO...” A CONJUNÇÃO ‘ENTRETANTO’, AO INTRODUZIR A ORAÇÃO, ESTABELECE UMA IDEIA DE:
Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente;
6- A ORAÇÃO DO ITEM ANTERIOR QUER DIZER QUE:
O problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser
7-“É GENTE QUE OCUPA O REFINADO NICHO DAS PESSOAS QUALIFICADAS DO PAÍS...” A EXPRESSÃO DESTACADA TEM O MESMO SENTIDO DE :
Posição social
8- O GÊNERO DESSE TEXTO É:
Artigo de opinião
9- QUAL EXPRESSÃO DO TEXTO IDENTIFICA UMA OPINIÃO:
O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura;
10- O CONJUNTO DE PALAVRAS ACENTUADAS TÊM COMO POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA –OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA – MONOSSÍLABO TÔNICO. *
Também, nível, última, lê
Interpretando um texto
1. Percebe-se a partir da leitura do texto "O apagão da leitura", que a autora explica uma ideia que já fora comprovada por uma instituição de pesquisa, conforme dito pela alternativa B.
2. A palavra "chaga" utilizada no trecho pode ser substituída pela palavra "ferida", como indica a alternativa A, sem perda de sentido.
3. A autora defende a tese de que o brasileiro não adquire, em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias para se tornar um leitor crítico, como dito pela alternativa C.
4. Para comprovar a ideia de que o brasileiro está lendo mais, a autora se vale de dados estatísticos, assim como indicado pela alternativa C.
5. A conjunção "entretanto" está sendo utilizada para estabelecer uma ideia de contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente, assim como dito pela alternativa A.
6. A oração apresentada possui o significado de que o problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser, assim como dito pela alternativa C.
7. A expressão "nicho das pessoas" está sendo empregada na frase com o mesmo sentido de posição social, assim como indica a alternativa A, podendo ser substituída sem perda de sentido.
8. O gênero ao qual pertence o texto é considerado como sendo um artigo de opinião, como indicado pela alternativa D, uma vez que apresenta a subjetividade da própria autora com alicerce da argumentação realizada
9. Uma opinião expressa no texto é o trecho que diz que o Brasil vive prosperidade mendiga na leitura, como indicado pela alternativa C.
10. A sequência de termos que apresentam uma palavra oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílabo tônico é: também, nível, última, lê, assim como indicado pela alternativa C.
Saiba mais sobre interpretação textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241