1. Com base na leitura do texto, com suas palavras, escreva um parágrafo sobre o que foi o imperialismo e o neocolonialismo.
2. George Orwell, escritor e jornalista britânico, afirmou que: “No sistema capitalista, para que a Inglaterra possa viver em relativo conforto, 100 milhões de indianos têm que viver à beira da inanição – um estado de coisas perverso, mas você consente com tudo isso cada vez que entra num táxi ou come morangos com creme”|3|. Nesse trecho ele critica qual sistema?
3. O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Em relação as causas do imperialismo, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as que são falsas.
a) ( ) Consolidação do modo de produção industrial como predominante em detrimento da produção manufatureira.
b) ( ) Surgimento de novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc.
c) ( ) Alterações nas relações de trabalho e na forma como o mercado internacional funcionava.
d) ( ) Surgimento de economias globais.
e) ( ) A concorrência econômica gerou nas nações industrializadas uma intensa necessidade de obter fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores para adquirir as mercadorias produzidas.
4. A obtenção de novos mercados consumidores é apontada por Eric Hobsbawm como o grande fator que empurrou as nações industrializadas – não só as europeias – para a ocupação de novos territórios. Segundo ele, naquela época, acreditava-se que a superprodução de mercadorias era algo solucionado por meio da obtenção de novos mercados consumidores. Assim, a ocupação de novos territórios era vista como a solução para garantir o desenvolvimento de suas próprias economias. De acordo com o texto e as observações do mapa do imperialismo e faça o inventário de quais países europeus conquistaram mais territórios e qual continente sofreu maior intervenção.
5. Um dos lugares mais afetados pelo Imperialismo foi o continente africano, exatamente o local no qual foi iniciado o surto neocolonialista, na segunda metade do século XIX. De acordo com o texto e com a imagem a seguir, escreva com suas palavras como se deu a partilha da África.
6. Com base em todas essas informações e outros conhecimentos já adquiridos faça uma análise crítica das políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo norte-americano na América Latina, no passado e no presente.
ME AJUDA PFVR
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O Imperialismo é quando nações poderosas,tentam ampliar e controlar ou influênciar nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo e associado com a expansão econômica de países capitalistas,e outras para representar a expansão europeia após 1870.Já o Nacionalismo traz o sentimento de pertencimento a uma cultura, região,a uma língua e a um povo (ou, em alguns dos argumentos nacionalista a uma raça) específicos.
2- Ele crítica o sistema Imperial
3-
F
F
V
V
V
4- O continente que mais sofreu intervenções foi a África,e os países europeus que mais conquistaram territórios foram a Bélgica,França e Inglaterra.
5-Um dos momentos decisivos para a Partilha da África foi a Conferência de Berlim, que tinha por principal objetivo estabelecer um acordo pacífico e “amigável” para a disputa por território entre os países europeus, já que esses territórios da África eram cobiçados pelas nações europeias desde a queda do império...
6-O comportamento Imperialista Norte americano é referente ao seu comportamento autoritário com influencia militar, cultural, política, geografica e econômica,e é por isso que ele mantém o controle econômico em várias nações.
Espero ter te ajudado nessas questões,se alguma estiver errada pesso desculpas,Bons estudos!!
1) Baseado na leitura do texto, imperialismo foi uma política de dominação entre países que disputavam entre si para ver quem era o país de maior poder econômico e político. Ou seja, para analisar quem era a maior potência mundial. Esse período se deu no início do século XIX, onde os países queriam expandir e buscar novas formas de mercado.
Já o neocolonialismo é um conceito que faz parte do próprio imperialismo, que é a imposição de um país sobre outro na busca de vantagens e proveitos nos âmbitos político, econômico e cultural.
2) No trecho apresentado, George Orwell faz críticas ao sistema imperial.
George Orwell chegou a ser policial imperial, e pôde analisar o sistema de dentro. Para ele, o sistema imperial cometia diversas injustiças com a falsa ideia de estar sendo democrático, pois o sistema realiza um pagamento mínimo para os diversos funcionários (que mal dá para sobreviver) e esconde a sujeira que tem por trás.
Para George, um novo sistema ou modelo precisaria surgir para que pudesse corrigir o sistema imperial, pois este gera sofrimento à diversas pessoas ao redor do mundo.
3) a) ( V ) Consolidação do modo de produção industrial como predominante em detrimento da produção manufatureira.
A afirmativa é verdadeira, porque a produção manufatureira foi deixada de lado para que a produção industrial tomasse forma e passasse a ser realizada em todos os lugares do planeta.
b) ( V ) Surgimento de novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc.
A afirmativa é verdadeira, uma vez que várias máquinas e equipamentos surgiram com a Revolução Industrial, cada vez mais tecnológicos.
c) ( V ) Alterações nas relações de trabalho e na forma como o mercado internacional funcionava.
A afirmativa é verdadeira, dado que as relações de trabalho passaram a ser alteradas com a Revolução Industrial. A produção manual deixou de ser realizada de maneira ampla e passou a dar lugar para as produções em larga escala, com vários trabalhadores envolvidos.
d) ( V ) Surgimento de economias globais.
A afirmativa é verdadeira, visto que os modelos de economia global passaram a possuir lógica de lucratividade.
e) ( V ) A concorrência econômica gerou nas nações industrializadas uma intensa necessidade de obter fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores para adquirir as mercadorias produzidas.
A afirmação é verdadeira, uma vez que, com a forte concorrência, a corrida por matérias primas cada vez mais baratas aumentou consideravelmente, bem como o número mercados consumidores.
4) Alguns dos países europeus que mais conquistaram territórios no imperialismo foram:
- Inglaterra: expandiu seu território em dez milhões de quilômetros quadrados;
- França: expandiu seu território em nove milhões de quilômetros quadrados;
- Alemanha: expandiu seu território em dois milhões e meio de quilômetros quadrados;
- Itália e Bélgica: expandiram seu território em cerca de dois milhões de dois milhões de quilômetros quadrados.
O continente que sofreu maior intervenção foi a África, onde os europeus se impuseram frente ao povo africano tanto culturalmente como religiosamente, além de utilizarem a mão de obra escrava africana.
5) A Partilha da África foi a divisão ocorrida na África entre os países europeus, uma corrida entre eles para explorar o continente. A expansão da África se originou a partir do imperialismo e do neocolonialismo.
Os europeus se impuseram frente ao povo africano, e exploraram os territórios, além de terem usado a mão de obra escrava africana.
6) As políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo norte-americano na América Latina, no passado e no presente, se deu de forma autoritária, por meio da forte influência em diversos setores da sociedade, como o setor militar, cultural, político, geográfico e econômico, que foi imposto de maneira forçada.
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/29334647
https://brainly.com.br/tarefa/4726527
https://brainly.com.br/tarefa/29395355
https://brainly.com.br/tarefa/30020157
https://brainly.com.br/tarefa/13778001
https://brainly.com.br/tarefa/24770507