1. Com base na leitura das fotos que compõem as capas de revistas acima, pode-se afirmar que predomina o sentido: *
1 ponto
a) perceptivo, pois – quando calcada na analogia da foto com a realidade.
b) cognitivo, pois depreendida a partir do conhecimento de mundo.
c) fantasioso, pois apresenta um cenário do mundo imaginário.
d) ideológico, pois se associa a imagem a razões ou a valores culturais.
2. Os planos determinam o distanciamento da câmera em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização dos elementos dentro do enquadramento realizado. Quais são os planos apresentados nas fotografias que compõem as capas das revistas? *
1 ponto
a) Na fotografia 1, o plano americano enquadra a pessoa dos joelhos para cima. Na fotografia 2, o plano médio enquadra a pessoa da cintura para cima.
b) Na fotografia 1, o plano geral enquadra o corpo, dos pés à cabeça. Na fotografia 2, o plano americano enquadra a pessoa dos joelhos para cima.
c) Na fotografia 1, o plano detalhe mostra apenas um detalhe ocupando todo o quadro. Na fotografia 2, o plano enquadra o rosto da pessoa.
d) Na fotografia 1, o primeiro plano enquadra o rosto da pessoa. Na fotografia 2, o plano detalhe mostra apenas um detalhe ocupando todo o quadro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) ideológico, pois se associa a imagem a razões ou a valores culturais.
b) Na fotografia 1, o plano geral enquadra o corpo, dos pés à cabeça. Na fotografia 2, o plano americano enquadra a pessoa dos joelhos para cima.
Explicação:
1) A partir da leitura das fotos das capas das revistas, é possível afirmar que o sentido predominante é o: letra D) ideológico, pois se associa a imagem a razões ou valores culturais.
Para responder essa pergunta é preciso conseguir interpretar as fotos (as frases que acompanham as fotos também ajudam) e saber os conceitos presentes nas opções dadas.
Nas fotos, vemos uma mulher negra utilizando, na primeira imagem, um vestido bem colorido e cheio de babados, e na segunda, a mesma mulher com um vestido branco e uma coroa de flores na cabeça. Essas roupa e o acessórios remetem à uma questão cultural e étnica (o chapéu me lembrou Carmen Miranda).
A frase: "Everyone's voice counts" (A voz de todos conta), também aponta uma ideologia (a de que todos merecem ser ouvidos) defendida pela cantora Beyoncé.
Assim, a foto não pode ser perceptiva, pois não retrata a realidade (não é uma cena cotidiana), nem cognitiva (pois não se relaciona com o conhecimento de mundo), nem fantasiosa (pois não representa um mundo imaginário).
Para saber mais sobre os possíveis sentidos das fotos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/26369060
2) Os planos apresentados nas fotografias presentes nas capas das revistas Vogue é: B) Na fotografia 1, o plano geral enquadra o corpo, dos pés à cabeça. Na fotografia 2, o plano americano enquadra a pessoa dos joelhos para cima.
De novo, para acertar essa questão, é preciso analisar as imagens e escolher a resposta mais condizente. Na primeira, vemos que a Beyoncé está em pé, sendo possível vê-la por inteiro. Na segunda, a cantora encontra-se sentada, sendo possível ver seu rosto, busto e parte das pernas abaixo dos joelhos.
Com relação às opções, as definições dos planos estão corretas, só é preciso encaixar com as imagens. Vamos às opções:
- Letra A. Incorreta. A mulher não está enquadrada dos joelhos para cima. Isso ocorre na foto 2.
- Letra B. Correta. Na 1ª, aparece a pessoa toda. Na segunda, aparece 2/3 dela.
- Letra C. Errada. Não há zoom nem detalhes na 1º, e nem foco no rosto na 2ª.
- Letra D. Incorreta. Não há enquadramento do rosto, mas sim do corpo todo. Na segunda, não há destaque para detalhes.
Na segunda imagem, segue um exemplo do plano detalhe.
Para saber sobre planos fotográficos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/26134957
1- A)
2- D)
portugues
1- D)
2- B)
matematica
1- C)
2- D)
historia
1- C)
2- D)
Ed
1- C)
2- B)