1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do VicePresidente João Goulart. O Congresso e vários segmentos sociais, tendo à frente o governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul, desencadearam a mobilização popular e, diante da ameaça de guerra civil, contornou-se a questão com a emenda parlamentarista. Tais fatos dizem respeito a um importante acontecimento histórico dos anos 60, denominado:
a) Campanha das Diretas Já.
b) Campanha da Legalidade.
c) Milagre Brasileiro.
d) Abertura Democrática.
e) Queremismo.
GENTE PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM É QUESTÃO DE PROVAVALOR 40 PONTOS!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Campanha da Legalidade.
Explicação:
Com o medo de uma "ameaça comunista", os militares tentaram tomar o poder e impedir que Jango se elegesse (já que era ele o vice de Jânio Quadros).
Enquanto isso estava acontecendo, Jango estava na China, os militares tentaram tomar o poder, Jango que por sorte estava voltando de uma viagem recebeu esta informação e com a ajuda de Brizola, Jango voltou ao Brasil são e salvo para governar até 64.
Trata-se da Campanha da Legalidade, que permitiu o governo de João Goulart até 1964 Logo, a alternativa B está correta.
João Goulart, comunista, foi eleito vice-presidente em uma eleição onde o presidente e o vice não formavam uma chapa em conjunto. Com a renúncia de Jânio Quadros, João Goulart começou a representar o perigo comunista para o país.
Para compreender o porquê de Jango ser visto como ameaça, é preciso lembrar que era época de Guerra Fria: espiões americanos e soviéticos estavam espalhados pelo mundo e cada país era uma peça do tabuleiro geopolítico, representando a luta entre a democracia americana e o comunismo soviético.
No Brasil, a Campanha da Legalidade ajudou Jango a governar até 1964, ano em que as tensões aumentaram e os militares deram o golpe, como apoio maciço da população, para assegurar novas eleições, a serem feitas até 1968. O que ocorreu, contudo, foi um segundo golpe contras as lideranças civis, dando início à ditadura militar.
Quem liderou a Campanha da Legalidade, em 1961, com apoio militar, foi Leonel Brizola, importante figura da política brasileira na segunda metade do século XX.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/30772010