1- Com a crise feudal os países europeus tiveram que se reorganizar com a formação dos Estados Nacionais Europeus?
2-Como aconteceu a reconquista do península ibérica pelos cristãos e qual a importância dessa reconquista para a formação dos Estados Nacionais de Portugal e Espanha?
3-O que foi a expansão maritina e por que a expansão maritima só foi possivel depois da formação dos Estados Nacionais de Portugal e Espanha
4-Como era a organização social,politica e econômica e a cultura dos Astecas?
5-Como era a organização social,política e econômica e a cultura dos Incas?
Soluções para a tarefa
Respostas:
1- O processo de formação e consolidação das monarquias foi um dos mais evidentes sinais de transformação que assinalavam a crise que sofria o sistema feudal e a construção do sistema capitalista.
2- a Reconquista, foi um movimento ibérico cristão de cunho militar e religioso. Colocando cristãos e muçulmanos numa guerra pela recuperação dos territórios perdido para os árabes na península ibérica durante o século VIII, um domínio que durou de 711 a 1492 com a queda da última cidade muçulmana, Granadas, com os exercícios de Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão.
iniciando assim o processo de Criação da Espanha moderna, com a unificação de forças.
Além da criação de Portugal como um estado unificado, podendo assim focarem na descoberta de novas terras.
3- A expansão Marítima começou logo após a criação dos Estados nacionais depois de expulsarem os árabes do território europeu, podendo assim os Estados focarem atenção nas descobertas e o investimento que antes era para cunho militar em expedições, o que culminou na chegada das Américas.
4- Ao longo da expansão do povo Asteca a agricultura foi se tornando sua principal atividade econômica. Desenvolveram técnicas agrícolas que superavam as limitações naturais da região. O comércio também era um das principais atividades econômicas Asteca, em grandes mercados pessoas realizavam trocas de artesanato, alimentos, pequenos animais etc, além de realizarem o comércio através do escambo, também utilizavam a semente do cacau como moeda de troca.
A sociedade e a política baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O estado era chefiado por um imperador que contava com apoio de funcionários na administração de terras e construções do empório, no topo social asteca estavam nobres, sacerdotes e militares, essas três classes exercitam papel de manutenção do império na conquista de terras e no contato entre os homens e os Deuses. Logo depois vinham comerciantes e artesãos, controlavam partes significativa da economia asteca, também circulavam pelo império realizando trabalhos para o estado e praticando espionagem, muitos deles não eram obrigados a pagar tributos em razão de serem pessoas consideradas importantes. A maior parte da população era composta por camponeses e estes seguiam orientação do estado no cultivo das terras e na construção de obras. Por último o mais baixo na escala social era os escravos que de acordo com a condição poderiam ascender socialmente.
5- a civilização inca tinha um governo marquinho e teocrático, aonde a autoridade mais alta era “o inca” o estado era divido em quatro e cada um era responsável por atuar em um território como uma espécie de governador.
A sociedade inca era hierárquica e rígida, formando uma pirâmide onde o Inca estava frente, e onde havia grandes diferença entre as classes sociais. Essas diferenças era respeitada por cada um dos habitantes do império, no topo da pirâmide a realeza, depois a nobreza, e depois as pessoas comuns.
Os incas baseavam sua economia na agricultura e pecuária, os principais produtos eram batata, quinoa, milho, bata doce, tomate etc, os animais que foram domesticados foram lhamas, alpaca e porquinho da Índia. Embora não existisse moeda de troca, eles usaram a troca como sistema de trocar os produtos entre si .
Para os incas o trabalho era a principal atividade diária, não tinham comunicado escrita , Machu Picchu Sérvia como local religioso, os Incas eram politeístas, acreditavam que a vida é fé estavam ligadas a forças da natureza como o Sol, lua, trovão, sendo o sol o Deus regente.