Filosofia, perguntado por jefersoncolyjcp01ysx, 8 meses atrás

1-Com a chegada de Epicuro em Atenas Surge a figura do jardim: o homem

sairia da turbulência da polis e iria ao jardim com os seus amigos. Ele não se

isolaria, mas se reuniria com os seus amigos, apoiado num esforço de grupo,

na busca do autoconhecimento. Assim, tal filosofia propõe a substituição da

polis com seu antagonismo, pelo jardim com a sua amizade, onde todos

procurariam a sabedoria. Analise as proposições a seguir partindo da proposta

fundamental de Epicuro, como CERTAS ou ERRADAS e marque as a

alternativa correta.

I - A recusa ao obscurantismo, crendices (superstições).

II - O apoio à razão como fonte de felicidade.

III - O autoconhecimento.

IV – A vida feliz como busca do prazer.

Assim, pode-se concluir que:

a) Todas as proposições estão erradas.

b) Somente as proposições I, III e IV estão certas.

c) Somente as proposições III, IV e estão certas.

d) Somente as proposições II e IV estão certas.

e) Todas as proposições estão certas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por yurifcamposfenandes
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Resposta:

c) Somente as proposições III, IV e estão certas.

Explicação:

A Filosofia Epicurista consistia na busca do prazer como caminho para a felicidade, aliado a isso vinha o cultivo as amizades e a prática da Filosofia. Porém, não seria uma busca pelo prazer desmedido: Epicuro propõe uma espécie de "cálculo dos prazeres", onde o indivíduo deve perceber o que de fato é necessário para se viver bem, sem excessos. Nesse cálculo percebe-se que o prazer seria na realidade a satisfação das necessidades, e essas necessidades seriam básicas e comedidas, por isso, não contundir com o prazer hedonista. Epicuro também propõe o "Tetraphármakos" que seriam as quatro doses do "remédio" para a uma vida feliz:

1- Despreocupação com os deuses, não espere nada de bom ou mau deles;

2- Perda do medo da morte que seria o fim das sensações;

3- Não há mal que dure;

4- O bom é muito fácil que seria a educação dos sentidos.

Assim, atingindo um estágio de impertubabilidade da alma.

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