Filosofia, perguntado por FranDuart, 11 meses atrás

1. Claude Lévi-Strauss entendia que diferenças entre os povos não são fortuitas. Elas seguem um padrão de regras, que se denomina: * 1 ponto a) Estrutura b) Mito c) Inconsciente d) Jogo de Xadrez e) Progresso 2. Lévi-Strauss publica em 1949 “As estruturas elementares do parentesco” Que fator, o antropólogo identificou como um determinante das organizações familiares em diferentes sociedades: * 1 ponto a) A proibição do incesto b) O medo do desconhecido c) O senso moral d) As necessidades biológicas e) A afetuosidade

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielafarias21
121

Resposta:

1- A

2- A

Explicação:

Google ClassRoom : )

Respondido por AnthonioJorge
1

1) O padrão de regras que Lévi-Strauss estabelece para as diferenças entre os povos é denominado "Estrutura". Logo, a alternativa A é a correta

2) A proibição do incesto é um fator determinante das organizações familiares, segundo Claude Lévi-Strauss. Logo, a alternativa A é a correta.

Para Lévi-Strauss, a história não tem nenhum sentido. Nela não existe um fim e ela nem se desenvolve de modo continuo e progressivo; o que opera nela são estruturas inconscientes, não homens com seus fins declarados e seus objetivos claros, os quais são apenas aparências. Essa tese Lévi-Strauss demonstra, de um lado, com o exame do pensamento selvagem e, de outro, com a análise dos mitos.

O Pensamento Selvagem, de 1962, diz que o pensamento “selvagem” não é, de modo algum menos lógico do que o pensamento do homem “civilizado”, o que pode ser visto na catalogação que os “primitivos” fazem dos fenômenos naturais ou em suas classificações totêmicas. O pensamento selvagem é ordenação da natureza que revela racionalidade bem clara.

Igualmente, uma rígida lógica estrutural revelam-na nos mitos. O mito é frequentemente considerado como o espaço da fantasia e da arbitrariedade. Mas o autor afirma que ele é uma estrutura lógico-formal que dá lugar a produtos (os mitos) com os quais a mente humana ordena, classifica e dá sentido aos fenômenos. O que Lévi-Strauss quer mostrar não é como os homens pensam nos mitos, mas, ao contrário, como os mitos se pensam nos homens, sem que eles se dêem conta.

A proibição do incesto, para ele, é um incentivo à  exogamia. A exogamia permite exatamente, mesmo em sociedades primitivas, que um irmão não durma com sua irmã. Assim, vínculos vão se formando no exterior do núcleo familiar biológico: famílias ou linhagens distintas vão formando relacionamentos através do casamento, contribuindo assim para o reforço da solidariedade social.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/19419830

Anexos:
Perguntas interessantes