Direito, perguntado por anataiti80, 6 meses atrás

1)
Claude Lévi-Strauss é considerado o fundador do estruturalismo francês. “[...] através da inversão epistemológica que realiza, abrindo uma compreensão nova da sociedade, o pensamento estrutural nos mostra que a extraordinária variedade das relações empíricas só se torna inteligível a partir do momento em que percebemos que há apenas um número limitado de estruturações possíveis dos materiais culturais que encontramos, um número limitado de invariantes (LAPLANTINE, 1998, p. 136).

Assinale a alternativa que indica qual foi o modelo que ele utilizou para elaborar o Estruturalismo.

Alternativas:

a)
Modelo da geografia.

b)
Modelo da biologia.

c)
Modelo linguístico.

d)
Modelo da física.

e)
Modelo matemático.

2)
Lévi-Strauss se esforçou em pensar a continuidade e a descontinuidade entre estado de natureza e estado de cultura. A discussão entre natureza e cultura se apresenta desde os primórdios da Antropologia. Sabemos que o Homem é um ser biológico, mas, também, devemos considerá-lo um ser social. No entanto, a Antropologia vem há tempos se perguntando: onde termina a natureza e onde começa a cultura? Lévi-Strauss foi um grande estudioso das famílias, por isso procurou observar essa oposição nessa instituição.

Assinale a alternativa que indica o fato social escolhido por Lévi-Strauss para estudar a relação entre estado de natureza e estado de cultura.

Alternativas:

a)
O rapto de mulheres.

b)
A proibição do incesto.

c)
As crianças selvagens.

d)
O comportamento animal.

e)
Os macacos antropoides.

3)
Lévi-Strauss observou, em suas pesquisas com povos indígenas, que havia normas inconscientes que conformavam o modo de ser desses povos. Ao fazer a relação com a teoria linguística de Saussure, percebeu que havia uma estrutura inconsciente e que os elementos culturais inconscientes podiam ter sentido.

Assinale a alternativa que explicita como o etnólogo pode perceber o sentido dos elementos sociais inconscientes.

Alternativas:

a)
Quando são olhados pela estrutura social de outras tribos.

b)
Quando são olhados pela crítica ao seu estado de natureza.

c)
Quando são olhados dentro do limite imposto pela cultura do etnólogo.

d)
Quando são olhados dentro da própria estrutura social.

e)
Quando são olhados pela sua universalidade em relação às outras culturas.

4)
O Homem pode tanto fazer coisas estéticas quanto úteis. Lévi-Strauss compara a operação mental de tipo selvagem com a operação mental de tipo organizado. Para isso ele utiliza o conceito de bricolage, como uma “ciência primeira”.

Baseado no texto acima, assinale a afirmativa que explicita o conceito de bricolagem para o Estruturalismo de Lévi-Strauss.

Alternativas:

a)
Bricolagem é um processo no qual o engenheiro organiza seu trabalho.

b)
Bricolagem é o termo mediador entre o pensamento selvagem e o pesquisador.

c)
Bricolagem é um trabalho que especifica a elaboração de um projeto para depois escolher o material a ser utilizado

d)
Bricolagem é o resultado de um trabalho que dispensa um projeto e inventa coisas novas a partir do materiais velhos.

e)
Segundo Lévi-Strauss, o inconsciente é o termo mediador entre dois sujeitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por lmescoito
18

Resposta:

Questão 1. Alternativa E) esta correta.

Questão 2. Alternativa B) esta correta.

Questão 3. Alternativa D) esta correta

Questão 4. Alternativa D) esta correta.

Explicação:

Questão 1.

Alternativa E) esta correta.

As estruturas utilizadas por Lévi-Strauss, foram, além das estruturas fonológicas, e mesmo em geral saussurianas, nas quais se inspirou, partindo da lingüística, soube reencontrar nas diversas organizações do parentesco estruturas algébricas de redes e de grupos de transformações etc., que pôde formalizar com a ajuda de matemáticos, tais como A. Weil e G.-Th. Guilbaud. E essas estruturas não se aplicam somente ao parentesco: são reencontradas na passagem de uma classificação a outra, de um mito a outro, enfim, em todas as “práticas” e produtos cognitivos das civilizações estudadas.

Questão 2.

Alternativa B) esta correta.

Strauss percebeu os primeiros elementos fortes para a sua tese estruturalista no contato com os índios brasileiros. Ele notou que, por mais que a cultura dos indígenas brasileiros estivesse distante da europeia e de outras, havia uma estrutura social com elementos minimamente parecidos.  Um desses elementos era o parentesco: em todas as culturas analisadas, o incesto era visto como algo abominável. Para evitá-lo, os casamentos deveriam ser feitos entre pessoas sem parentesco, colocando em contato famílias diferentes. Esse contato, na teoria de Strauss, proporcionou o início da troca entre famílias diferentes, o que permitiu a formação das sociedades.

Questão 3.

Alternativa D) esta correta

Strauss percebeu os primeiros elementos fortes para a sua tese estruturalista no contato com os índios brasileiros. Ele notou que, por mais que a cultura dos indígenas brasileiros estivesse distante da europeia e de outras, havia uma estrutura social com elementos minimamente parecidos.

Questão 4.

Alternativa D) esta correta.

Lévi-Strauss foi o primeiro autor a utilizar o termo bricolage que é um empréstimo francês que significa o processo de improvisação para definir um tipo de  conhecimento até então chamado de primitivo. O conhecimento “primitivo” é um tipo de  pensamento que se guia pela intuição e pela vontade de conhecer o que está no mundo.

A construção de fundamentos, engenheiro racionalmente desenvolvido e o Bricoleur improvisando de um existente uso impróprio. A diferença é gradual. Tanto o Bricoleur quanto o engenheiro cobrem o mundo observado com uma estrutura já existente que os capacita a decifrar a observação. Assim, são bricoleur e engenheiro para Lévi-Strauss apenas metáforas para pensar na tradição ocidental e o pensamento da época em que as tribos primitivas eram designadas.


fabiennes2: A questão 1 a resposta é C modelo linguístico corrigido pelo AVa
chaysarongheyo: QUESTÃO 1- ALTERNATIVA C (MODELO LINGUISTICO)
Respondido por HudsonV
11

Resposta:

1-C

Explicação:

A questão 1 é a (C- Modelo Linguístico)

Perguntas interessantes