Artes, perguntado por silvavitoria1810, 10 meses atrás

1)Cite um exemplo de Indicação Cênica para “Ifigênia em Áulis”.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joselilucasdesouza
2

Resposta:

espero ajuda

Explicação:

A reflexão sobre o ser humano como um ser no mundo, ser singular e autodeterminante, pode, ainda, ser desenvolvida

a partir de conceitos fundamentais como condição humana, situações-limite, vida, morte, existência, essência,

natureza, cultura, liberdade, comportamentos, condicionamentos, escolhas, consciência, afetividade, sensibilidade,

criatividade, racionalidade, maioridade, responsabilidade, alteridade, autonomia, projeto de vida, mundo, presentes

em obras como La mujer sin miedo, de Eduardo Galeano, a tragédia Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e a Entrevista

com Maria Teresa, ex-escrava — feita em 1973 por Antônio José do Espírito Santo e apresentada na revista

Geledés, em dezembro de 2014. É importante ressaltar que a personagem título da peça Ifigênia em Áulis opta pela

morte para salvar a coletividade. Este objeto de conhecimento indica um foco existencial em suas preocupações e

evidencia a complexidade do que é ser humano.

Em Ifigênia em Áulis, de Eurípedes, alguns personagens não se ajustam a determinada norma e, por isso, são

submetidos a um conjunto de sanções simbólicas e físicas evidentes em diversas passagens. Aspectos dessa tragédia

são relevantes e atuais para se refletir sobre indivíduo, cultura e sociedade.

A recepção da ação dramática ocorre de diversas formas no processo de interação.

A identificação e a classificação das formas teatrais acontecem por meio da compreensão de um conjunto de

convenções e de normas que diferenciam e reconhecem as linguagens estéticas dos gêneros (trágico e cômico),

exemplificadas nas peças Ifigênia em Áulis, de Eurípedes, e A advogada que viu Deus, o Diabo e depois voltou

para a Terra, do grupo G7.

No teatro, essa relação é feita a partir da percepção do texto encenado, o que permite a compreensão dos significados

e a identificação entre palco e plateia, relação observada nas obras Ifigênia em Áulis, de Eurípedes, e A advogada

que viu Deus, o Diabo e depois voltou para a Terra, do grupo G7. A estrutura pode indicar que as partes

constituintes de um texto são organizadas de forma a produzir o sentido do todo. Espera-se, então, que se distingam

vários sistemas na representação teatral — a ação, os personagens, as relações de espaço e de tempo, a configuração

da cena e, em sentido amplo, a linguagem dramática.

Nas Ciências Humanas, os conceitos de equilíbrio e de movimento estão ligados a permanências e rupturas, mudanças

e desigualdades nas formações históricas, culturais e sociais, algo que é mostrado, por exemplo, em O povo

brasileiro (parte I): a matriz Tupi — documentário de Isa G. Ferraz. Assim, torna-se importante discutir, no

processo de construção do mundo ocidental, questões relativas às leis, como ocorre nas obras Ifigênia em Áulis, de

Eurípedes, Apologia de Sócrates, de Platão, e Carta a Meneceu, de Epicuro, que podem ser lidas e contrastadas

com os textos do Artigo 5.º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Este mundo da

injustiça globalizada, de José Saramago, Oração dos desesperados, de Sérgio Vaz, e com a palestra O risco da

história única, de Chimamanda Adichie. Nesse sentido, a peça A advogada que viu Deus, o Diabo e depois

voltou para a Terra, do grupo G7, debate a subversão da ordem e a busca do equilíbrio jurídico da sociedade,

questionando as formas pelas quais é buscado. De maneira análoga, algumas bases em que se equilibra nossa

estrutura social podem ser questionadas a partir do vídeo La mujer sin miedo, de Eduardo Galeano.

O estudo dos movimentos dos corpos possibilita tomar consciência deles e conhecer as várias possibilidades de utilizálos em benefício próprio. Por exemplo, no teatro, o corpo é compreendido como matéria-prima para o exercício da

linguagem artística. O trabalho teatral tem, no movimento corporal do ator, o centro irradiador das ações físicas

originadas das energias interiores criadoras. A expressividade do ator na interpretação do texto dramático aliada aos  

demais elementos teatrais (cenário, figurinos, luz, som etc.) agregados à execução do espetáculo cênico dá forma ao

equilíbrio harmônico necessário à recepção da cena.

A relação do homem com o ambiente era, originalmente, indissociável da religiosidade, como mostrado em Ifigênia

em Áulis, quando o fim das tormentas é relacionado à vontade dos deuses. O aprimoramento de técnicas, contudo,

contribui tanto para atividades adaptativas no ambiente, quanto destrutivas deste.

Em contraposição, a peça A advogada que viu Deus, o Diabo e depois voltou para a Terra, do grupo G7, propõe

um espaço sobrenatural para grande parte de sua ação, evidenciando como o ser humano está condicionado a viver

em um ambiente sujeito a tempo e espaço, conforme enunciado por Isaac Newton.


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joselilucasdesouza: silva vitoria 1810
joselilucasdesouza: vc gosta de BTS ou NCT?
silvavitoria1810: oiii
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