1. Cite três teóricos que justificavam o poder absoluto dos reis.
2. O que foi o mercantilismo?
3. Identifique três praticas do Mercantilismo?
4. O que significava, dentro da política mercantilista, “balança de comércio favorável”? linhas)
5. Qual o tipo de mercantilismo foi praticado pelos países:
a) Portugal___________________________________________________
b) Espanha__________________________________________________
c) França___________________________________________________
d) Inglaterra__________________________________________________
6. O que foi o Tratado de Tordesilhas?
7. Copie o texto a seguir acrescentando, no espaço correto, as palavras abaixo:
Portugal – leste - Tratado – América - 1494 – Tordesilhas – Espanha - linha imaginária - 370 léguas
“O ______________ de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de ______, na vila espanhola de ___________. Os protagonistas foram _________ e Espanha, que delimitaram, através de uma __________, as posses portuguesa e espanhola no território da _________ do Sul, chamado de “Novo Continente”. Essa linha imaginária passava a ________ de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a _______ e a ________, Portugal”.
8. O que eram as especiarias? De onde vinham?
9. Qual país europeu deu início as Grandes Navegações?
10. Quem descobriu a América? Em qual ano?
11. Cite dois instrumentos utilizados nas Grandes Navegações.?
Soluções para a tarefa
Resposta:
11. Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
10. A chegada de Colombo à América em 1492 é um dos momentos mais significativos das grandes navegações. O século XV foi um momento de “quebra de fronteiras”, pois o homem começou a explorar o Oceano Atlântico.
09. As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV.
08. A Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. As ilhas Molucas, na Indonésia (conhecidas como “Ilhas das Especiarias”) são fonte da noz-moscada e cravo. A canela é originária do Sri Lanka e da China.
07. “O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”. Essa linha imaginária passava a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a Leste, Portugal”.
06. O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
04. Com a formação das monarquias nacionais surge o desejo das nações de se tornar potências, apoiadas pela burguesia. Nessa época, a riqueza é determinada pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que se possui. O fortalecimento do poder real depende de sua capacidade de acumular riquezas e de proteger a nação da concorrência militar e econômica de outros países. Para isso iniciam a expansão marítima e comercial, conquistando e explorando novos territórios. Para controlar a riqueza e a economia, os Estados utilizam-se de barreiras alfandegárias, tarifas de comércio, incentivo às empresas privadas, controle da produção interna e promoção das atividades comerciais. Ou seja, era necessário no mercantilismo sujeitar os países colonizados ao interesse comercial, ao lucro, às vantagens financeiras dos países colonizadores.
03. Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.
02. O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
01. Entre os principais teóricos do absolutismo destacaram-se: Maquiavel, que escreveu o clássico livro intitulado “O Príncipe”, Thomas Hobbes, autor da obra “Leviatã”, e Jacques Bossuet, que escreveu “Política retirada da Sagrada Escritura”.