1- Cite os três fatores do IDH e explique cada um.
2- Quais são os três setores da economia e qual setor que destaca os países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
PRECISO PRA AMANHÃ GALERA ME AJUDEEM
Soluções para a tarefa
01) Basicamente o IDH é uma variante para entender e classificar os países entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. Quanto mais alto, melhor a qualidade de vida, economia e menor desigualdade social. Quanto menor, mais problemas sociais em todas as esferas, economia instável e pessoas em extrema pobreza.
São três fatores levados em consideração para o calculo:
Índice de educação: Eles analisam dois requisitos a taxa de alfabetização de pessoas com quinze anos ou mais de idade e a taxa de escolarização: somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior.
Longevidade: É avaliado considerando a expectativa de vida ao nascer. Ele mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Reflete as condições de saúde e de salubridade no local, já que o cálculo da expectativa de vida é fortemente influenciado pelo número de mortes precoces.
Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita (por pessoa) do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.
02) A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.
Setor primário e secundário se destacam mais nos países desenvolvidos, pois nada mais são que as industrias, e os países ricos na sua maioria são quase todos industriais, e isso foi justamente um dos motivos para serem bem qualificados e ricos hoje em dia. Os países pobres ainda estão em fase de industrialização, muitos começaram recente, que é o caso do Brasil.
Setor terciário é muito comum e gira a economia dos países subdesenvolvidos, que nada mais é que às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços.