1. Cite os ossos dos membros superiores
2. Cite os ossos dos membros inferiores
3. Explique o movimento de extensão de joelho e os músculos envolvidos no movimento
4. Explique a flexão de cotovelo e os músculos envolvidos no movimento
5. Qual o mineral e a vitamina que devo consumir para a manutenção dos ossos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
– Lesões ligamentares: quando surgem lesões em um dos ligamentos, o joelho se torna instável e o paciente sente intensa dor na região. Se o ligamento acometido for um dos cruzados, logo após o trauma tende a aparecer um derrame articular (água no joelho). Se a lesão for em um dos ligamentos colaterais, um inchaço se instalará nos joelhos. Dentre as lesões ligamentares, a que mais comumente leva ao tratamento cirúrgico é a que acomete o Ligamento Cruzado Anterior. Várias causas podem ser apontadas para a ocorrência de uma lesão ligamentar, sendo os traumas diretos e as torções os fatores mais comuns. Práticas esportivas (atletas profissionais ou jogadores de fim de semana), acidentes de trânsito e outras ocasiões são frequentes para o acometimento de danos ao ligamento.
Movimentos do joelho e musculatura envolvida
A articulação do joelho permite os movimentos de flexão e extensão e uma leve rotação medial e lateral.
– Flexão do joelho: este movimento é responsável pela aproximação da face posterior da perna da face posterior da coxa. A flexão faz com que os meniscos sejam tracionados para trás. Os músculos que estão relacionados com este movimento são: bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, sartório e grácil. Gastrocnêmios e poplíteo auxiliam.
– Extensão do joelho: inversamente à flexão, este movimento afasta a face posterior da perna da face posterior da coxa e os meniscos são tracionados para frente. Os músculos que estão relacionados com este movimento corresponde ao quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio). Tensor da fáscia lata e glúteo máximo auxiliam.
– Rotação interna e Rotação externa: a interna acontece quando a ponta do pé é levada para dentro, o que intervém no movimento de adução do pé. Já a externa ocorre inversamente, quando a ponta do pé é levada para fora, intervindo no movimento de abdução do pé. Na rotação interna os músculos participantes são: sartório, grácil, poplíteo, semitendinoso e semimembranoso. Na rotação externa os músculos participantes são: bíceps femoral com o auxilio do tensor da fáscia lata e glúteo máximo.
Articulação úmero-ulnar ou troclear
A articulação úmero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça) e atua de forma preponderante na articulação do cotovelo, permitindo, no entanto, ligeiros ajustes laterais e mediais durante o movimento do rádio na pronação e supinação. Sua estabilidade não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio.
Articulação úmero-radial
A articulação úmero-radial é uma juntura sinovial trocoide que acompanha a ulna nos movimentos de dobradiça do cotovelo e neste movimento, a face superior côncava da cabeça do rádio desliza-se sobre o capítulo do úmero na pronação e supinação, girando como pivô contra o capitulo.
Articulação rádio-ulnar proximal
A articulação rádio-ulnar proximal, é uma articulação sinovial que compreende movimentos de rotação do rádio sobre a incisura radial da ulna nos movimentos de supinação e pronação.
Amplitude articular do cotovelo
Flexão do cotovelo
Diminuição do ângulo entre o antebraço e o braço, com a aproximação da superfície anterior dos mesmos, partindo da posição anatômica. Os principais músculos envolvidos são o bíceps braquial, o braquiorradial e o braquial. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica. Amplitude articular: 0 - 145°.
Extensão do cotovelo
Movimento que reduz uma flexão prévia. Trata-se, portanto, de uma extensão relativa, sendo sua amplitude igual à da flexão. O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica. Amplitude articular: 145°- 0/-5°.
Supinação do cotovelo
Movimento de rotação lateral do punho em relação ao cotovelo. O teste ocorre no plano transverso. Deve-se manter o cotovelo próximo da parte lateral do tronco; evitar a flexão lateral do tronco para o mesmo lado da mensuração; evitar a adução e a rotação lateral da articulação do ombro. Amplitude articular: 0°- 90°.
Pronação do cotovelo
Movimento de rotação medial do punho em relação ao cotovelo. Os músculos envolvidos são os pronadores, redondo e quadrado. Ao realizar este teste, manter o cotovelo próximo da parte lateral do tronco; evitar a abdução e a rotação do ombro e a flexão lateral do tronco para o lado oposto. Amplitude articular: 0° - 90°.
5- calcio
Anexos:
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás