1)Cite os fatores que fizeram Portugal se tornar pioneira nas Grandes Navegações .
2)Quais os principais recursos tecnológicos aperfeiçoados pelos portugueses?
3)De quais povos os portugueses obtiveram informações náuticas ?
4)Quais os principais estudiosos interessados nos estudos náuticos ?
5)Quem foi o primeiro escrivão do Brasil ?
6)Descreva as diferenças entre caravelas e naus .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os motivos principais que levaram Portugal a ser pioneiro nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI foram:
Investimento do capital vindo dos burgueses;
Uma ótima qualidade das suas caravelas;
A preocupação com os estudos náuticos;
Sua posição no mapa;
Experiência marítima.
Técnicas marítimas
Portugal foi uma das maiores potências do mundo durante a época das Grandes Navegações, justamente a época na qual os portugueses descobriram o Brasil. A caravela, um tipo de embarcação veloz e fácil de ser manobrada, foi fundamental para que os navegadores portugueses cruzassem os mares com muita agilidade.Ainda durante a época das Grandes Navegações, os portugueses, munidos de embarcações adequadas e instrumentos mais precisos, fizeram a cartografia náutica da região Ibérica e dos pontos para os quais navegaram – o que inclui as Américas, a África e a Ásia.Se hoje você utiliza um telefone pré-pago, agradeça aos portugueses. O primeiro cartão pré-pago do mundo se chamava Mimo e ele foi uma criação da TMN, a empresa responsável pelas operações da Portugal Telecom, em setembro de 1995.
A solução encontrada pelos portugueses foi fundamental para dar acesso à telefonia a um número maior de pessoas, uma vez que até então era considerado “muito caro” contratar um plano de telefonia, com taxas mensais fixas, e cuja franquia nem sempre seria utilizada.É possível que você nunca tenha ouvido falar desta invenção, mas o pirelióforo foi um grande sucesso no final do século XIX. Essa invenção é atribuída a Manuel Antonio Gomes, popularmente conhecido como Padre Himalaya.
O Herrmann Wall Phone foi um tipo de telefone de parede considerado importante para difundir o uso do aparelho telefônico.
Criado pelo inventor português Maximiliano Augusto Herrmann, em 1880, seu grande diferencial foi a inclusão de botões para ativar chamadas e ligações.
Essa característica permitiu que as centrais das principais cidades de Portugal conseguissem abrir linhas públicas para os habitantes.
O inventor trabalhou durante a sua vida como inspetor de linhas de telégrafo para Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte e do Leste. Depois, abriu uma loja dedicada a instrumentos de precisão.
Explicação:
eu so sei isso mano
Resposta:
1) Localização geográfica privilegiada de Portugal, com presença de litoral atlântico que favoreceu a navegação. - Investimentos da burguesia portuguesa na navegação marítima, pois esta tinha interesses comerciais, principalmente voltados para o negócio lucrativo das especiarias.
2) Cartografia náutica, o pirelióforo. (que eu me lembre)
3) De muitos povos mais os principais foram os chineses e outros povos da Ásia, um pouco dos espanhóis também.
4) Dois dos estudiosos náuticos foi Bartolomeu Dias e Vasco da Gama.
5) Pero Vaz de Caminha.
6)Caravelas eram navios menores, em geral com apenas dois mastros. Além disso, não tinham os altos "castelos" de popa e proa das naus, isto é, áreas cobertas à frente e atrás dos navios. Já as naus tinham várias áreas cobertas (conveses abaixo do convés principal) e três mastros.
Explicação: