História, perguntado por murilolocodebala, 10 meses atrás

1-Cite os fatores que favoreçeram a expansão da produçao de café
_________________________
2-diferenças entre produção de café do oeste paulista e do vale do Paraíba
_________________________
Pfvr me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por ParkJiminchu
1

Resposta:

1)

➡ Passou a ser produzido em escala comercial por volta de 1780.

A expansão da produção cafeeira foi estimulada pelo aumento do consumo do produto na Europa e nos Estados Unidos e pela alta dos preços no mercado internacional.

Fazendeiros que se dedicavam a produzir cana-de-açúcar na Baixada Fluminense e outros gêneros alimentícios passaram a se dedicar ao cultivo dos cafezais (para superar a crise no setor de produção agrária no Brasil).

2)

No Vale do Paraíba era usado o modelo de produção típico do Período Colonial: latifúndio, monocultura emprego de mão de obra escrava. As técnicas de cultivo eram primitivas: desmatamento indiscriminado, queimada e má distribuição dos pés de café. Com isso, o solo rapidamente se esgotava. Isso reduzia a produtividade e encurtava o tempo de duração dos pés de café, que são permanentes. Isso levou a decadência da lavoura cafeeira no Vale do Paraíba.

Porém, não chegou a desequilibrar a economia brasileira. A Partir da década de 1850, a cultura começava a se expandir para o Oeste Paulista, onde encontrou as condições ideais de plantio: solos férteis - a chamada terra roxa - e um relevo mais regular, dando origem a um verdadeiro "mar de café". A partir de 1870, o estado de São Paulo tornou-se o maior produtor do país. Nessas propriedades cafeeiras, lançou-se mão de técnicas mais modernas.

Perguntas interessantes