História, perguntado por anamarins34, 1 ano atrás

1. Cite o contexto de formulação da "constituição cidadã" de 1988 e avanços da cidadania nela expressos


2. Comente sobre as transformações mundiais do final do sec XX a partir da desagregação do socialismo real.

3.Analise o contexto das tensões e reivindicações sociais no Brasil atual : eleições brasileiras de 2002 , movimento da Mts e a reforma agrária; os sem teto ; movimento negro;a questão das políticas afirmativas e comente sobre tais questões.

Soluções para a tarefa

Respondido por BorgesBR
2
1. R: A constituição cidadã representou a passagem do regime militar para o regime democrático, presente até hoje. As propostas dessa constituição são: sistema presidencialista, intervencionismo estatal, nacionalismo econômico, assistência social, criação de medidas provisórias, direito ao voto para analfabetos e menores entre 16 e 18 anos e a ampla garantia de direitos fundamentais.


2. R: O socialismo real (1980-1990) tinha ênfase na igualdade entre as pessoas e a oposição ao capitalismo. Deixou de existir na maioria dos países que o pregava através das revoluções no leste europeu, o fim da União Soviética e a Queda do Muro de Berlim, e continua existindo na Cuba e na Coreia do Norte.

3. R: Após as eleições de 1988 tivemos uma queda na taxa de crescimento, desemprego e aumento da dívida pública. O vencedor das eleições de 2002 foi Luís Inácio Lula da Silva. Ele se viu obrigado a assinar a "Carta aos Brasileiros", que o impedia de realizar grandes mudanças na economia brasileira, que decepcionou a esquerda brasileira. O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) é uma organização cujo objetivo é uma reforma agrária, inclusão social e o assentamento da população sem terra. Já o movimento negro tem por objetivo a compensação por todos os anos de trabalho forçado e à falta de inclusão social após esse período e a maior presença do negro no mercado de trabalho e nos campos educacionais. 

anamarins34: :D
Perguntas interessantes