Sociologia, perguntado por pedro37566, 5 meses atrás

1) Cite hábitos que eram considerados chocantes há um tempo atrás e hoje são considerados normais.

02) Explique o que são tribos urbanas?

03) Quais referenciais contribuem para que algo antes considerado chocante ou anormal, tornar-se parte do cotidiano? Comente

04) Cite algumas tribos urbanas

05) Explique o que é Contracultura

06) Comente: " O mundo capitalista descobriu que a gente é sempre incompleto...eu nunca tô satisfeita com a pessoa que eu sou...eu me gosto porque eu me sinto gostada. Eu preciso da aprovação do outro"... Você concorda com as frases? Se é fato...o que fazer para reverter esta situação? É possível?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanafmartinez
3

Resposta:

1) O uso de calças como parte do vestuário feminino, relacionamentos homoafetivos, uso de máscaras cirúrgicas no cotidiano, o voto feminino, etc.

2) Tribos urbanas são, segundo o sociólogo francês Michel Maffesoli, grupos de pessoas que se unem com base em interesses comuns, tais quais ideologias, hábitos comuns ou até padrões de vestimenta semelhantes.

3) Conforme a sociedade vai se atualizando e modernizando, alguns atos que eram considerados anormais passam a se tornar parte do cotidiano, esse fenômeno se dá pelo sentimento de inovação que faz parte das pessoas, o sentimento e a vontade de mudar que está internalizada pela sociedade tendo em vista o mundo capitalista no qual nos encontramos. Também é possível ver a mudança da normatividade pelos movimentos sociais, que pela sua luta conseguiram conquistar seus direitos e normalizar suas ações, equiparando-as às ações dos indivíduos dominadores.

4) Os hipsters, góticos, tribo do hip hop, emos, etc.

5) Contracultura é um movimento que busca negar e desafiar as normas vigentes. Os movimentos de contracultura geralmente têm por objetivo quebrar tabus e contrariar normas padrão, normalmente são compostos por jovens descontentes com a realidade na qual foram criados. São exemplos de movimentos contraculturais os movimentos hipster, punk e anarquista.

6) O mundo capitalista, de fato, explora as inseguranças do ser humano, forçando-os, por métodos de padronização e reprodução da imagem humana, a se sentir incompletos e insatisfeitos consigo, a não ser que recebam aprovação alheia. É possível que tal situação seja revertida caso a sociedade internalize o conceito de individualidade e se liberte de tais padrões vendidos pelo mundo capitalista, porém, tal libertação é, em primeira instância, individual para depois ser trabalhada na coletividade.

Explicação:


pedro37566: obrigado
samarabezerrasilva2: mt obrigadaa
Perguntas interessantes