1. Cite fatos importantes ocorridos com o fim da guerra fria em 1989
2. Que tipo de países tendem a ter uma maior influência em decisões que afetem outros países
3. Como ocorreu o confronto entre as duas super potências dos Estados Unidos e URSS? EXPLIQUE!
4. Quais razões levam países a entrarem em conflitos entre si?
5. Como foram os ataques nucleares dos Estados Unidos ao Japão, último país a se render na Grande Guerra (Segunda Guerra Mundial)?
6. Como ficaram os Estados Unidos e a União Soviética após a Segunda Guerra Mundial? EXPLIQUE!
7. Quais foram as guerras apoiadas pelos Estados Unidos e União Soviética?
8. Cite exemplos de recursos energéticos que motivam os países a entrarem em confrontos armados.
Soluções para a tarefa
1- A Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991.
2-Na maioria das vezes os países que afetam as decisões dos outros,são os paises ricos e desenvolvidos,e por mais que estejam em menor numero conseguem virar o jogo ao seu favor,caso discordem de ou concordem em algum assunto,como exemplo: EUA,Russia e China nas relações internacionais.
3-Foi uma disputa tecnológica entre os Estados Unidos e a União Soviética. Os feitos da corrida espacial eram também demonstrações de poder: a potência que desenvolvesse uma tecnologia capaz de enviar um homem ao espaço também seria capaz de desenvolver mísseis nucleares controlados a distância.
4- •Recursos naturais
•Territorio
•Movimentos separatistas
5-Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.
6-Ao final desse conflito, EUA e URSS saíram como as duas grandes potências mundiais e essa situação contribuiu para o surgimento de um cenário de polarização.
7-A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.